Futebol - ( )

Para Tite, momento não é adequado para avaliação de seu trabalho

Marcos Guedes São Paulo (SP)

Tite tem procurado evitar o assunto de sua permanência no Corinthians em 2014. Ele insiste em trabalhar com toda a concentração “até 31 de dezembro”, quando termina o seu contrato, para depois analisar com a diretoria os resultados e a projeção para a próxima temporada.

A meta estipulada em reuniões com os dirigentes é conquistar uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem. Para isso, será necessário terminar o Campeonato Brasileiro entre os quatro primeiros colocados – ou três primeiros, se um brasileiro levar a Copa Sul-americana – ou conquistar a Copa do Brasil.

O gaúcho procurou, no entanto, não atrelar sua permanência à participação na principal competição sul-americana. “O fundamental é fazer um grande trabalho, ter lucidez, muita calma, estabilidade emocional minha e dos atletas. É ter um bom desempenho e ter competitividade, porque a camisa do Corinthians exige que se suje o calção. Não dá para deixar de ser vibrante”, afirmou.

Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Mário Gobbi, que sempre reitera sua confiança em Tite, acompanhou de perto os últimos treinos
Seja qual for o critério, de acordo com Tite, a atual sequência de seis partidas sem vitória torna a avaliação inoportuna. “É errado analisar agora, como é errado analisar logo depois de um título, porque você está em um momento emocional muito para cima ou muito para baixo.”

O que o treinador espera é que o momento muito para baixo esteja no final. A equipe já mostrou alguns sinais de reação no último domingo, no empate por 0 a 0 com o Cruzeiro, líder do Campeonato Brasileiro, porém ainda é preciso mostrar uma consistência maior e voltar a triunfar.

“Ainda é um momento de ter calma. Precisamos retomar o nosso padrão, recuperar alguns atletas. Todas as equipes vão passar por esse momento, é inevitável. Se tivéssemos vencido, poderia dizer isso (que a fase ruim passou), mas ainda precisamos passar por etapas”, comentou o gaúcho.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade