Futebol/Bastidores - ( )

Piqué cita desgaste e diz que Barça havia ficado escravo do ‘tiki-taka'

Barcelona (Espanha)

O Barcelona encantou o mundo e, nos últimos anos, conquistou todos os títulos possíveis dentro do futebol. Apoiado na manutenção da posse de bola e paciência na troca de passes rápidos, o time catalão foi praticamente “imbatível” sob o comando de Pep Guardiola. Com a saída do treinador espanhol, porém, o time, apesar de manter o estilo ‘tiki-taka’, passou a ser mais bem marcado e perdeu a “hegemonia” do futebol mundial para o Bayern de Munique, campeão da tríplice coroa na última temporada.

Houve, inclusive, um confronto direto entre catalães e bávaros na semifinal da última Liga dos Campeões da Europa. Resultado: Massacre do Bayern por 7 a 0 no placar agregado. Para muitos, era o recado de que o estilo vertical e objetivo dos alemães superara o jogo horizontal e de posse de bola dos espanhóis. A mesma opinião tem o zagueiro do Barça, Piqué. Em entrevista concedida ao Gazzetta dello Sport, o defensor admitiu que o time catalão se tornou escravo do estilo ‘tiki-taka’.

“Tivemos anos com treinadores da casa, primeiro Pep e depois Tito, e exageramos nosso estilo de jogo até o ponto em que fomos um pouco escravos”, declarou. Para ele, porém, o Barcelona vem se atualizando após a chegada de Gerardo ‘Tata’ Martino. “Agora, temos a chegada de Tata, de fora, que também tem a mesma visão de futebol, de manter a posse de bola, mas também conta com outras opções. E isso é algo muito positivo no sentido de que teremos variações”, acrescentou.

Piqué ainda revelou quais mudanças a equipe já teve de fazer para se “readaptar” ao futebol. Ele citou uma das alterações realizadas pelo novo técnico da equipe. “Se estão nos pressionando, lançar bolas longas não é ruim. É mudar o jogo, é oxigenar. No futebol, tem que melhorar a cada ano, desenvolver, pois, no fim, as pessoas já te conhecem”, encerrou.

AFP
Gerard Piqué afirmou que o Barça havia ficado refém de apenas um estilo de jogo, o 'tiki-taka'

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade