Futebol/Campeonato Brasileiro - ( - Atualizado )

Ramiro destaca marcação adiantada como ponto positivo do Grêmio

Do correspondente Vicente Fonseca Porto Alegre (RS)

Caracterizado por jogar com três volantes e às vezes nenhum meia neste Campeonato Brasileiro, o Grêmio cresceu de produção a partir desta formação. Antes deste esquema, a equipe somou 16 pontos nos 12 primeiros jogos do certame, 44,4% de aproveitamento. Com ele, ganhou 23 em 11 jogos, 69,7% de aproveitamento. O volante Ramiro, titular com este novo esquema tático, virou um dos destaques da equipe.

Segundo o jogador, revelado pelo Juventude, a marcação adiantada impede que o time se torne defensivo demais: “A história do Grêmio sempre mostrou times que defensivamente eram muito fortes e, isso, o Renato cobra muito de todos nós. A marcação começa já na saída de bola do adversário, lá na frente. Não levar gols dá tranquilidade para que possamos construir as jogadas de ataque. O time acaba produzindo mais. Precisamos seguir assim, melhorando a cada partida”, destacou Ramiro.

O volante evita fazer projeções sobre o futuro do Grêmio no Brasileiro: “O Brasileirão está muito nivelado, muito disputado. A cada partida temos um desafio difícil. Estamos cientes de tudo que teremos pela frente, mas vamos focar sempre o próximo adversário. É assim que conseguiremos construir uma boa campanha. Em um campeonato de pontos corridos, cada jogo tem que ser encarado como um final”, avalia o centromédio.

O Grêmio é o atual terceiro colocado do Brasileirão, com 39 pontos. A equipe está numa faixa estável dentro do G-4: a diferença para o Internacional, quinto colocado, é de cinco pontos, mas até o líder Cruzeiro é de 11. Botafogo, 42 pontos, e Atlético-PR, 41, são os rivais mais próximos. O vice-campeonato nacional dá vaga direta à Libertadores do ano que vem.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade