Futebol/Eliminatórias Europeias - ( - Atualizado )

Rússia vence Israel e complica Portugal no Grupo F das Eliminatórias

São Petersburgo (Rússia)

Em busca de garantir sua terceira participação em uma edição da Copa do Mundo, a Rússia conseguiu resultado fundamental nesta terça-feira, no Estádio Petrovsky, em São Petersburgo. Embalada pelo apoio da torcida, a seleção da casa triunfou por 3 a 1 diante de Israel, em partida válida pela décima rodada do Grupo F das Eliminatórias Europeias, e reassumiu a liderança da chave.

Depois de um primeiro com poucas emoções em território russo, o time comandado pelo treinador italiano Fabio Capello não deu chances ao adversário na etapa complementar. O zagueiro Vasilii Berezutski, aos quatro minutos, atacante Aleksandr Kokorin, aos sete minutos, e o meio-campista Denis Glushakov, aos 29 minutos, definiram a vitória dos mandantes. Eran Zahavi, aos 48 minutos, descontou para os visitantes.

Com este resultado, a Rússia chegou aos 18 pontos e assumiu a liderança na tabela de classificação do Grupo F, ultrapassando Portugal (17 pontos). Faltando duas rodadas para o encerramento da chave, a seleção comandada por Capello depende de seus próprios resultados para assegurar vaga na Copa do Mundo de 2014.

A Rússia volta a entrar em campo pelas Eliminatórias Europeias no próximo dia 11 de outubro, quando enfrenta Luxemburgo, último colocado do grupo, com três pontos, e que não conquistou nenhuma vitória no torneio classificatório. Na sequência, encerra sua participação na chave em 15 de outubro, contra o Azerbaijão.

A seleção russa disputou duas edições da Copa do Mundo em sua história. Na primeira delas, no Estados Unidos, em 1994, o time europeu caiu na fase de grupos, sucumbindo diante de Brasil (2 a 0) e Suécia (3 a 1), e goleando Camarões (6 a 1). Em 2002, na Coreia do Sul e Japão, estreou com vitória por 2 a 0 sobre a Tunísia, mas perdeu para Japão (1 a 0) e Bélgica (3 a 2) e novamente não chegou as oitavas de final.

Disputada pelos 53 países filados à União das Federações Europeias de Futebol (UEFA), as Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014 distribuem treze vagas para o torneio no Brasil. As seleções são divididas em oito grupos com seis integrantes e um com cinco equipes. Os líderes de cada chave garantem classificação direta, enquanto os oito melhores segundos colocados disputam repescagem em busca das quatro vagas restantes.

AFP
Ausente da Copa do Mundo desde 2002, Rússia está próxima de garantir vaga na edição de 2014

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade