Futebol/Eliminatórias Africanas - ( - Atualizado )

Sorteio define duelos por vagas na Copa; Costa do Marfim pega Senegal

Cairo (Egito)

Estão definidos os confrontos que definirão os cinco representantes da África na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Nesta segunda-feira, em sorteio realizado na cidade de Cairo, no Egito, ficaram definidas as partidas e a ordem dos duelos entre as dez equipes classificadas na primeira fase das Eliminatórias Africanas para o Mundial. O principal deles será entre Costa do Marfim e Senegal.

A seleção senegalesa foi a grande surpresa da Copa do Mundo de 2002, quando derrotou a até então campeã mundial, França, na estreia. Na ocasião, chegou até as quartas de final da competição e acabou eliminada somente pela Turquia, com um gol na prorrogação. Os marfinenses, por sua vez, chegaram aos dois últimos Mundiais com status de melhor seleção africana, mas não passaram sequer da primeira fase.

Outro confronto sorteado nesta segunda-feira que chama a atenção é entre Gana e Egito. Maior vencedora da Copa Africana de Nações, a seleção egípcia faz campanha perfeita e ainda não perdeu nestas eliminatórias. Os ganeses também realizam boa competição e foram o destaque do continente africano na Copa do Mundo de 2010, quando estiveram muito próximos de uma inédita vaga na semifinal.

AFP
Costa do Marfim, do atacante Didier Drogba, vai pegar Senegal, sensação da Copa do Mundo de 2002

Camarões, que não era cabeça de chave e, por isto, corria o risco de enfrentar maiores potências da África, vai encarar a Tunísia, que ganhou a vaga de última hora devido a uma punição a Cabo Verde, que escalou um jogador irregular na fase de grupos das eliminatórias.

Atual campeã africana, a Nigéria deu sorte e vai enfrentar a Etiópia. Para finalizar, o confronto considerado mais fraco será entre Burkina Faso, atual vice campeã continental, e Argélia, que esteve na última Copa do Mundo e acabou eliminada ainda na primeira fase.

Os confrontos decisivos serão disputados em duas pernas. A partida de ida acontecerá entre 11 e 15 de outubro, enquanto a volta está marcada para o período entre 15 e 19 de novembro. O sorteio, realizado na manhã desta segunda-feira, na sede da Federação Africana de Futebol, no Cairo (Egito), separou as equipes em dois potes. Um com as cinco seleções mais bem posicionadas no ranking da Fifa, e outro com as demais.

Veja os confrontos:

Costa do Marfim x Senegal
Etiópia x Nigéria
Tunísia x Camarões
Gana x Egito
Burkina Faso x Argélia

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade