Futebol/Copa do Brasil - ( )

Tite recorda "outros olhos" do Brasil a partir de conquista de 2001

Marcos Guedes São Paulo (SP)

O encontro entre Corinthians e Grêmio nas quartas de final da Copa do Brasil trouxe a memória das decisões disputadas por essas equipes em 1995 e 2001. Houve uma vitória para cada clube, e Tite estava do lado tricolor na ocasião em que os gaúchos ergueram a taça.

Questionado sobre o triunfo de 12 anos atrás, quando acabou dando um nó em Vanderlei Luxemburgo, o treinador tomou o cuidado de incluir a final de 2009 entre suas grandes lembranças da competição. No ano mencionado, no comando do Internacional, ele foi superado pelo Corinthians.

De qualquer maneira, ainda que com tato para não incomodar sua atual torcida, Tite recorda evidentemente com carinho da conquista de 2001. De acordo com o gaúcho, foi com a vitória por 3 a 1 do Grêmio no Morumbi – após empate por 2 a 2 no Olímpico – que seu trabalho superou as fronteiras do Rio Grande do Sul.

Acervo/Gazeta Press
As imagens da final da Copa do Brasil de 2001 são recordadas com carinho pelo técnico Tite
“O Brasil começou a olhar o Tite com outros olhos, com olhos diferentes. Antes, era só o Rio Grande do Sul, porque eu tinha sido campeão estadual com o Caxias. Tinha Ronaldinho de um lado (no Grêmio), Lúcio do outro (no Inter), na plenitude de suas formas técnicas e físicas, e ganhamos. Aí, falaram: ‘Pô, quem é esse cara aí?’. Mas era mais no Rio Grande do Sul”, lembrou.

O sucesso fez o técnico ser contratado pelo Grêmio, onde balançou antes de levar o principal título de sua carreira até ali. Além do resultado obtido, a maneira como aquele time tricolor chegou ao troféu ainda faz brilharem os olhos do atual campeão mundial.

“Foi muito marcante. Foi o maior 3-5-2 que já vi de uma equipe. Tinha mobilidade, tinha uma pressão alta na marcação. Tínhamos o Roger, que hoje é auxiliar, entrando nos jogos. Tínhamos transições muito rápidas. Tínhamos o Zinho em um momento extraordinário, o Marcelinho, o Tinga...”

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade