Futebol/Copa 2014 - ( - Atualizado )

Van Persie e técnico da Holanda mantêm cautela após vaga na Copa

Amsterdã (Holanda)

Atual vice-campeã mundial, a Holanda terá que ser cautelosa se quiser ir longe na Copa do Mundo do ano que vem. A afirmação foi feita pelo técnico Louis van Gaal, após a vitória por 2 a 0 sobre Andorra, que garantiu a classificação para o torneio. Em 2002, a Laranja Mecânica ficou fora da Copa justamente quando Van Gaal treinou a equipe pela primeira vez.

“Temos que olhar para o passado”, disse. “A Copa do Mundo ainda não começou. O importante é que a gente não seja eliminado na fase de grupos. Esse é o nosso primeiro objetivo. Estou montando um time com jogadores muito jovens e outros mais velhos. A nossa equipe ainda tem que melhorar, mas por enquanto estamos bem”, afirmou.

O discurso de Van Gaal foi seguido por seu comandados. Autor dos dois gols contra Andorra, Robin van Persie também pediu calma e foco aos colegas de equipe.

“Conseguimos a vaga, e esse é o primeiro passo. Agora precisamos trabalhar com seriedade até a Copa. Para ter uma chance no torneio, todo mundo tem que estar em forma e trabalhar duro pelos colegas de seleção. E não estou falando dos 11 titulares, mas de todo o grupo”, afirmou.

Na última Copa, a Holanda foi derrotada por 1 a 0 pela Espanha na final, com gol marcado por Iniesta já na prorrogação. Na Eurocopa de 2012, antes de Van Gaal voltar ao comando da equipe, a Laranja Mecânica foi eliminada ainda na primeira fase, com três derrotas em três jogos. Além da seleção holandesa, a Itália é o outro time europeu já classificado para o Mundial do ano que vem.

AFP
Van Persie e Van Gaal no jogo que classificou a Holanda; ambos pediram cautela (foto: Pascal Pavani)

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade