Futebol/Eliminatórias Europeias - ( - Atualizado )

Ainda sem Diego Costa, Espanha é convocada para as Eliminatórias

Madri (Espanha)

Atual campeã mundial e bi europeia, a seleção espanhola foi convocada, nesta sexta-feira, para os duelos contra Bielo-Rússia e Geórgia, válidos pelas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2014. Como já era esperado, o nome do brasileiro Diego Costa, envolvido em polêmica sobre defender La Roja, não esteve presente na lista que conta com 23 jogadores.

O atacante do Atlético de Madrid, que já manifestou o desejo de atuar pela seleção comandada por Vicente Del Bosque, não foi convocado por problemas burocráticos. A Real Federação Espanhol de Futebol (RFEF) entrou com um recurso junto à Fifa, pedindo a autorização para o chamado. O argumento é de que, apesar de já ter vestido a camisa amarelinha em duas oportunidades, Diego não atuou pela Seleção Brasileira em partidas oficiais.

No entanto, não houve tempo suficiente para que a documentação fosse regularizada, e o jogador, como já era esperado, ficou de fora da convocação. Porém, não deixou de ser o assunto mais comentado na coletiva de imprensa concedida pelo técnico Vicente Del Bosque. Ao todo, o comandante espanhol teve de responder quatro perguntas sobre o brasileiro. Desde um futuro posicionamento na seleção campeã mundial, até sobre os problemas burocráticos que impediram a convocação.

AFP
Destaque do Atlético de Madrid no Espanhol, Diego Costa ainda não pode ser convocado pela Espanha

“Ele tem boas intenções e bom sentimento com o país que o acolheu (Espanha). Ele quer jogar conosco. Ninguém pode escolher onde nasce. As obrigações para jogar na seleção, ele cumpre. Espero que possa estar conosco”, disse, antes rasgar elogios ao atual artilheiro do Campeonato Espanhol ao lado de Lionel Messi. “Diego é um nove tradicional. É diferente do que temos e nos complementa. Ele não é só um centroavante, mas também um jogador que sabe atuar por outras posições”, completou.

Del Bosque ainda revelou que ligou para o brasileiro a fim de saber se, de fato, ele estaria disposto a defender a seleção espanhola em futuras convocações. “Era necessário fazer este contato com Diego Costa. Foi uma conversa muito tranquila. Ele é bom, nobre, muito diferente deste jogador agressivo que vemos nas partidas. Estamos honrados com a possibilidade de contar com ele, e Diego quer jogar com a gente”, acrescentou.

Sobre a convocação em si, o comandante espanhol chamou seus principais jogadores. Como sempre, maioria absoluta para atletas do Barcelona (7) e Real Madrid (4). Atual líder do Campeonato Espanhol ao lado dos catalães, o Atlético de Madrid também teve quatro convocados. A grande surpresa da lista foi o jovem lateral Alberto Moreno, do Sevilla, lembrado pela primeira vez. Autor gol do primeiro título europeu da história da Espanha, o atacante Fernando Torres, do Chelsea, segue em baixa e não foi convocado.

Líder da Grupo I das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2014, a seleção espanhola encara Bielo-Rússia e Geórgia, dentro de casa, nos dias 11 e 15 de outubro, respectivamente, e, como possui a mesma pontuação, mas um jogo a menos que a segunda colocada, França, necessita de uma vitória e um empate para garantir vaga no Mundial do Brasil.

AFP
Constante nas seleções de base da Espanha, Alberto Moreno foi convocado para o time principal pela 1ª vez

Confira a lista completa:

Goleiros: Casillas, Valdés e Reina
Defensores: Juanfran, Arbeloa, Piqué, Sergio Ramos, Raúl Albiol, Alberto Moreno e Monreal
Meias: Busquets, Mario Suárez, Koke, Xavi, Iniesta, Isco, Navas e Mata
Atacantes: Pedro, Cesc, Villa, Negredo e David Silva

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade