Futebol/Campeonato Alemão - ( - Atualizado )

Bayern pressiona, empata com Leverkusen e assume liderança

Leverkusen (Alemanha)

Após o Borussia Dortmund ser derrotado por 2 a 0 pelo Borussia Monchengladbach, Bayer Leverkusen e Bayern de Munique entraram em campo neste sábado, na BayArena, fazendo confronto direto pela liderança do Campeonato Alemão. Quem se deu melhor foi o atual campeão nacional, que assumiu a primeira colocação do torneio ao empatar por 1 a 1. Toni Kroos abriu para os visitantes, enquanto Sidney Sam assegurou igualdade.

Com este resultado, o clube bávaro se mantém como único invicto nesta edição da competição (seis vitórias e dois empates). Além disso, o Bayern chegou aos 20 pontos e ultrapassou o Borussia Dortmund, que soma 19 pontos. O Leverkusen aparece logo atrás, também com 19 pontos, mas leva desvantagem no critério de saldo de gols (14 a 10).

O Bayern de Munique volta a entrar em campo pelo Campeonato Alemão no próximo sábado, às 10h30 (de Brasília), quando recebe o Mainz na Allianz Arena. Um dia antes, às 15h30 (de Brasília), o Bayer Leverkusen mede forças com o Hoffenheim, no estádio Sinsheim.

AFP
Ribéry foi um dos principais jogadores do Bayern, mas não conseguiu superar o goleiro Leno

O jogo: Embalado pela vitória por 3 a 1 sobre o Manchester City na última quarta-feira, em partida válida pela Liga dos Campeões da Europa, o Bayern de Munique entrou em campo buscando o triunfo desde o início do jogo na BayArena. Em relação ao time que superou o clube inglês, a única alteração entre os titulares foi a entrada do suíço Shaqiri na vaga do holandês Arjen Robben.

Distribuído em campo no habitual esquema 4-1-4-1, a equipe comandada por Josep Guardiola controlou as ações ofensivas durante o primeiro tempo. Antes mesmo de o cronômetro apontar dez minutos, o Bayern já havia criado duas chances claras de gol, mas o meio-campista Toni Kroos e o atacante Thomas Muller desperdiçaram as oportunidades.

Pouco ameaçado em seu setor defensivo, o clube bávaro conseguiu abrir o placar aos 29 minutos. Eleito melhor jogador da Europa na última temporada, o francês Franck Ribéry fez grande jogada individual pelo lado esquerdo e tocou para Kroos na entrada da área. Livre de marcação, o camisa 39 chutou de primeira, de perna esquerda, e não deu chances ao goleiro Leno.

Entretanto, a resposta da equipe da casa não demorou a acontecer. Apenas um minuto mais tarde, o goleiro Neuer afastou mal cruzamento vindo da ponta direta e a bola sobrou para Emre Can. O meio-campista ajeitou e chutou para defesa parcial do camisa 1 adversário. No rebote, o atacante Sidney Sam desviou para o fundo das redes, empatando o duelo.

AFP
Apesar de pressionar durante o jogo inteiro, Bayern conseguiu marcar apenas um gol, com Toni Kroos

Antes de descer aos vestiários, o time comandado por Josep Guardiola teve chance de retomar a vantagem no marcador. Em nova descida pelo lado esquerdo, o lateral Alaba cruzou na cabeça de Muller. Sozinho, o atacante cabeceou por cima do gol rival e desperdiçou aquela que seria a melhor oportunidade nos minutos finais do primeiro tempo.

Na etapa complementar, o Leverkusen conseguiu equilibrar o ritmo de jogo no início. No entanto, o Bayern retomou o controle da partida nos minutos seguintes e insistiu em ações ofensivas em busca do segundo gol, mas o goleiro Leno aparecia com efetividade e evitava novo gol dos visitantes.

Privilegiando criação de jogadas pelo lado esquerdo do campo, o time de Munique tinha em Ribéry um de seus principais trunfos para sair de campo vitorioso. Em quatro minutos, aos 14 e 18, o meio-campista francês perdeu duas grandes oportunidades. Na primeira, Leno defendeu, enquanto na segunda o camisa 7 chutou para fora.

A igualdade no placar não agradava Guardiola, que promoveu três alterações em sua equipe. O primeiro a sair do banco de reservas foi Robben, que entrou na vaga de Shaqiri, aos 26 minutos. O centroavante Mandzukic e o meio-campista Mario Gotze também entraram em campo, substituindo Muller e Kroos, respectivamente. Mesmo com as mudanças, o marcar permaneceu empatado até o final do confronto.

Confira os resultados dos jogos deste sábado do Campeonato Alemão:

Schalke 04 4x1 Augsburg
Stuttgart 1x1 Werder Bremen
Borussia Mgladbach 2x0 Borussia Dortmund
Wolfsburg 0x2 Braunschweig
Mainz 05 2x2 Hoffenheim
Bayer Leverkusen 1x1 Bayern de Munique

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade