Futebol/Copa do Mundo de 2014 - ( - Atualizado )

Cabeças de chave sairão das posições de outubro do ranking da Fifa

Zurique (Suíça)

A Fifa anunciou, nesta sexta-feira, após reunião do Comitê Executivo da entidade, em Zurique, na Suíça, os critérios para escolha dos cabeças de chave da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Ficou definido que, como no último Mundial, na África do Sul, os países serão escolhidos de acordo com suas posições no mês de outubro do Ranking da Fifa, divulgado no próximo dia 17.

Existia a dúvida sobre qual mês seria utilizado e ficou definido outubro, pois novembro englobará as pontuações das partidas de repescagens das Eliminatórias para a Copa. Assim, as seleções que disputarão estes jogos poderiam levar vantagem sobre as demais.

Se fosse usado na atual circunstância, os cabeças de chave seriam Espanha, Argentina, Alemanha, Itália, Colômbia, Bélgica, Uruguai e Brasil. No entanto, com exceção do time canarinho, que será cabeça de chave de qualquer forma por ser o País-sede da Copa, somente Argentina e Itália já garantiram vaga no Mundial.

O ranking terá mais duas atualizações até dezembro, mas dificilmente haverá mudanças nas posições das oito primeiras. Duas das melhores ranqueadas mais contestadas, Colômbia e Bélgica precisam só de um ponto em dois jogos para se classificar à Copa. O sorteio de todos os confrontos da Copa do Mundo de 2014 será realizado no dia 6 de dezembro na Costa do Sauípe, Bahia.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade