Futebol/Campeonato Paulista - ( - Atualizado )

Del Nero explica mudança no Paulista e rechaça nova redução de datas

Vítor Dalseno, especial para a GE.Net São Paulos (SP)

Após o sorteio dos quatro grupos que comporão o Campeonato Paulista 2014, realizado nesta quarta-feira, na sede da Federação Paulista de Futebol, o presidente da entidade, Marco Polo Del Nero, justificou as mudanças no formato de disputa da competição, apontando a Copa do Mundo e o consentimento dos clubes e da Rede Globo, principal patrocinadora do evento, como principais motivos das alterações.

“Não é deste ano que a (Rede) Globo tem conversado com a gente. O formato do futuro seria uma diminuição de datas, essa diminuição foi feita agora, nos antecipamos, porque, ao mostrar à televisão nosso projeto, chegamos à conclusão de que o campeonato seria muito competitivo nesse formato. Foi um consenso entre os clubes, a Federação e a emissora de TV que patrocina o campeonato. Os clubes não vão perder dinheiro e terão mais tempo para treinar. Tudo foi feito adequadamente”, declarou Del Nero.

Em relação às últimas sete edições do Paulistão, serão quatro datas a menos. A equipe que chegar à final terá disputado 19 partidas, contra 23 nos últimos anos.

“Diminuir mais não é possível. Nós estreitamos ao máximo, cedemos ao máximo, até antecipadamente. Nós sabemos que há necessidade de mudanças, por isso essa competição nesse formato diferente. Às vezes uma competição mais curta é importante”, disse Del Nero.

O presidente da Federação Paulista afirmou que o novo formato deve ser mantido pelo menos até 2015, uma vez que o Estatuto do Torcedor exige a manutenção da fórmula de disputa por, no mínimo, dois anos seguidos.

“É evidente que, caso os clubes entendam que alterações precisem ser feitas, nós temos que buscar o aval do Ministério do Esporte, que dirá sim ou não”, completou o presidente da entidade máxima do futebol paulista.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade