Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

Diego Costa: "Não renuncio ao Brasil, mas a Espanha me valoriza "

Madri (Espanha)

Alvo de críticas do treinador da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, por escolher defender a Espanha, o atacante Diego Costa resolveu se manifestar publicamente para justificar sua opção. Em vídeo divulgado no Youtube, nesta quarta-feira, o atleta sergipano descartou ter renunciado ao seu país de origem e destacou a importância do futebol europeu em sua carreira.

“Foi uma decisão bastante complicada, por tudo que ela é de fato. Um é um país em que nasci, e o outro é o que me deu tudo. Pensei bem e cheguei à conclusão que a melhor opção era a Espanha, que me deu tudo que tenho e sinto um carinho especial. Sou muito valorizado pelas pessoas por tudo que faço diariamente”, afirmou o jogador do Atlético de Madrid.

Natural da cidade de Lagarto, no interior de Sergipe, Diego Costa chegou ao futebol profissional em 2006, quando atuou pelo Sporting Braga. Na sequência foi emprestado ao Penafiel, onde chamou atenção dos dirigentes do Atlético de Madrid e acabou contratado pelo clube espanhol em junho de 2007.

AFP
Segundo Luiz Felipe Scolari, Diego Costa "virou as costas para o sonho de muitos"

Em seu início de trajetória no futebol espanhol, o atacante não se consolidou na equipe da capital e acabou emprestado ao Celta de Vigo, Albacete e Valladolid nos anos seguintes. Em 2010/2011, defendeu o Atlético de Madrid em 28 partidas e marcou seis gols, mas voltou a ser emprestado no final daquela temporada. Entretanto, desde que retornou definitivamente, em janeiro de 2012, se firmou como peça importante do time.

“Espero que os outros entendam que em nenhum momento isso é uma renuncia ao Brasil. Em momento algum pensei dessa forma. Não vou mentir, simplesmente aqui me sinto valorizado e fiz toda minha carreira. Tudo o que sou devo a este país que estou. O Brasil é o país em que nasci e tenho familiares. Se Deus quiser, quando parar de jogar futebol, viverei lá”, completou.

Apesar de ter optado pela Espanha, Diego Costa defendeu o Brasil em amistosos contra Itália e Rússia, em março deste ano. O atacante atingiu o auge de sua carreira no início desta temporada e lidera a lista de artilheiros do Campeonato Espanhol, com 11 gols em dez partidas. Ao todo, são 13 gols em 13 jogos.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade