Futebol/Copa Sul-americana - ( - Atualizado )

Em ascendência, Ponte inicia duelo com Vélez para seguir fazendo história

Campinas (SP)

Após fazer o primeiro jogo internacional de sua história e avançar para as quartas de final da Copa Sul-americana, a motivada Ponte Preta inicia, nesta quinta-feira, a sua caminhada rumo à inédita fase semifinal do torneio organizado pela Conmebol. O duelo será contra o poderoso Vélez Sarsfield, da Argentina, e tem início marcado para as 20h15 (de Brasília), no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.

Apesar de muito ameaçada pelo rebaixamento no Campeonato Brasileiro, a Macaca vem em um bom momento. Venceu o Vasco, concorrente direto na luta contra a degola, no último domingo com um jogador a menos, e já dá mostras de que tem condições de escapar do descenso para a Série B. Na Sul-americana, por sua vez, conseguiu eliminar o Deportivo Pasto, da Colômbia, e avançar para as quartas de final da competição.

O rival desta quinta, no entanto, é muito mais complicado que o anterior. O Vélez é o atual campeão do Torneio Inicial do Campeonato Argentino e eliminou o forte Newell’s Old Boys, semifinalista da última Copa Libertadores, na segunda fase da Sul-americana. Por causa disto, o time estrangeiro é considerado o favorito para o duelo. Até porque a Ponte realiza, apenas neste ano, a sua estreia em campeonatos internacionais.

“O Vélez é uma equipe experiente nesse tipo de competição, além de muito qualificada, mas em nossa casa temos condições de surpreender. Eles são favoritos, mas juntos poderemos avançar, principalmente se ganharmos sem tomar gol”, disse o técnico Jorginho.

AFP
Após fazer história em seu primeiro confronto internacional, a Ponte busca supreender o favorito Vélez Sarsfield

Para o goleiro Roberto, o pensamento é o mesmo: Tentar um bom resultado dentro de casa e, se possível, sem sofrer gols. O exemplo do confronto diante do Deportivo Pasto, no qual a Macaca venceu por 2 a 0 em Campinas e deixou a vaga muito bem encaminhada para o jogo da volta, na Colômbia, segue bem vivo na memória dos alvinegros.

“Vai ser um jogo muito difícil. O Vélez é uma equipe muito qualificada, mas nós temos um sonho e vamos buscar. Sabemos que teremos de enfrentar equipes muito qualificadas, mas estamos focados nos objetivos. Vamos fazer de tudo para fazer um bom resultado aqui na quinta e depois segurar a vaga no jogo de volta. São 180 minutos e vamos buscar a classificação”, afirmou o arqueiro.

Para o jogo desta quinta-feira, Jorginho tem alguns problemas. Artilheiro da equipe no ano, o atacante William está com uma lesão na coxa direita e ficará de fora até da partida de volta, semana que vem, na Argentina. O substituto deve ser Leonardo, que entrou no lugar do camisa 9 no jogo contra o Vasco, no último domingo, e agradou.

Além dele, Ferron pode ficar de fora. O zagueiro tem uma torção no pé direito e dificilmente ficará à disposição do treinador. Por outro lado, César, que se ausentou dos últimos três compromissos da Ponte, participou das últimas atividades com bola e tem tudo para entrar em campo. Rildo e Elias foram poupados de alguns treinamentos e podem começar no banco de reservas.

Pelo lado do Vélez Sarsfield, o técnico Ricardo Gareca deverá seguir atuando com força máxima na Sul-Americana, apesar de o time já ter garantido vaga na Libertadores do ano que vem - graças ao título do Supercampeonato Argentino. A motivação é por uma conquista inédita na história do clube, campeão continental e mundial em 1994. A boa notícia para o jogo desta quinta é a recuperação do lateral direito Fabián Cubero, que vinha sendo poupado dos últimos treinos devido a uma sobrecarga muscular.

AFP
Atual campeão do Torneio Inicial do Campeonato Argentino, o Vélez prometeu atacar a Macaca no Moisés Lucarelli

Assim, o time de Buenos Aires, atual nono colocado do Campeonato Argentino, não deve atuar defensivamente no Moisés Lucarelli. “Sempre queremos impor nosso jogo e vamos sair em busca da vitória. Temos que trazer um resultado positivo para podermos ficar mais tranquilos no jogo da volta”, disse o jovem volante Lucas Romero, de apenas 19 anos.

Ponte Peta e Vélez Sarsfield se enfrentam nesta quinta-feira, às 20h15 (de Brasília), pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-americana. A Macaca não duela com um time argentino dentro de casa desde 17 de fevereiro de 1952, quando recebeu o Estudiantes para obter recursos visando a conclusão das obras do Moisés Lucarelli.

FICHA TÉCNICA
PONTA PRETA X VÉLEZ SARSFIELD - ARG

Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Data: 31 de outubro de 2013 (quinta-feira)
Horário: 20h15 (de Brasília)
Árbitro: Dario Ubriaco (Uruguai)
Assistentes: Mauricio Espinosa e Carlos Pastorino (ambos do Uruguai)

PONTE PRETA: Roberto; Régis, Ferron (César), Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Alef, Fellipe Bastos (Rildo) e Adrianinho; Rafael Ratão e Leonardo.
Técnico: Jorginho.

VÉLEZ SARSFIELD - ARG: Sosa; Cubero, Tobio, Domínguez e Papa; Allione, Romero, Canteros e Cabral; Pratto e Zárate.
Técnico: Ricardo Gareca.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade