Futebol/Eliminatórias 2014 - ( - Atualizado )

Em jogo isolado, Gana e Egito se enfrentam por vaga na Copa

Kumasi (Gana)

Nesta terça-feira, um jogo isolado completa a rodada de ida do mata-mata das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo. A partir das 13 horas (de Brasília), Gana recebe o Egito no estádio Baba Yara, na cidade de Kumasi. O jogo de volta está programado para o dia 19 de novembro, em Cairo, motivo que levou a Associação de Futebol de Gana (GFA) a redigir um pedido oficial à Fifa exigindo a mudança de local da partida. Na visão dos ganeses, a capital egípcia não oferece a segurança necessária para a realização do duelo, que decidirá qual dos lados levará a vaga para o Mundial em solo brasileiro.

A saída do presidente Mohammed Orsi fez com que diversas revoltas eclodissem no Cairo. Informações oficiais apontam que 51 pessoas foram vitimadas nestes incidentes, que paralisaram o campeonato de futebol local. Além do mais, em anos anteriores, os egípcios não permitiram a entrada de torcedores visitantes nas partidas diante de Moçambique, Zimbábue e Guiné. No comunicado oficial, a GFA declarou: “Por mais que nós simpatizemos com nossos irmãos da Associação de Futebol do Egito, nós estamos muito preocupados com a segurança de nossos jogadores, oficiais e torcedores. Gostaríamos que a Fifa tomasse as providências necessárias para proteger vidas”.

Com cinco vitórias em seis jogos na primeira fase, onde esteve no Grupo D, ao lado de Zâmbia, Lesoto e Sudão Gana é conhecida pela consistência defensiva, tendo sofrido apenas três gols. Contudo, o técnico Kwesi Appiah não poderá contar com uma de suas principais estrelas: por contusão, o meia Kevin-Prince Boateng, do Scalke 04, está fora do duelo. Assim, as esperanças dos Estrelas Negras ficam depositados em Asamoah Gyan, do árabe Al Ain, Michael Essien, do Chelsea, e Sulley Muntari, que defende o Milan.

Do outro lado, está a invicta seleção do Egito, que soma seis vitórias em seis jogos a primeira fase, sendo o único esquadrão que manteve o 100% de aproveitamento nas Eliminatórias. Seu grande destaque é o atacante Mohamed Salah, do suíço Basel, artilheiro da competição, que já balançou as redes em seis oportunidades.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade