Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

Neymar x Bale: “Um brilha, o outro não dá sinais de vida”

Barcelona (Espanha)

Principais contratações de Barcelona e Real Madrid para a temporada, Neymar e Gareth Bale já começam a pagar o preço por terem chegado aos clubes espanhóis com tal status. Nesta quinta-feira, dia seguinte ao fim da 2ª rodada da Liga dos Campeões da Europa, um grande veículo de imprensa da Catalunha resolveu comparar o desempenho dos dois atletas e chegou a uma conclusão: “Enquanto Neymar brilha, Bale não dá sinais de vida”.

Isto foi o que disse o jornal Sport, que também classificou o brasileiro como “estrela” e o galês como “estrelado”, uma espécie de jogador superestimado. “Neymar da Silva Santos Junior foi a única aposta do Barcelona para a temporada e vem dando os resultados esperados. O craque está demonstrando, partida a partida, que se adaptou muito bem a sua nova equipe e que não está sentindo a pressão de jogar ao lado de outras grandes figuras na Europa”, elogiou a publicação.

O diário ainda citou o bom relacionamento do jovem no vestiário, e o papel de “protagonista” por ele assumido na partida da última terça-feira, contra o Celtic, quando o Barcelona não pode contar com o argentino Lionel Messi, com lesão na coxa. “Neymar, em muito pouco tempo, já deixou clara a sua constância na equipe titular. Além disto, mostrou que é uma peça em que se pode confiar porque entendeu a filosofia do Barça e a função que possui no time”, acrescentou.

AFP
Um dos destaques do Barcelona na temporada, Neymar vem sendo exaltado pela imprensa espanhola

Sobre Garteh Bale, porém, o discurso não é o mesmo. “O outro lado da moeda é Gareth Bale. O atacante do Real Madrid, contratado por 100 milhões de euros junto ao Tottenham, só deu sinais de vida agora. Entre o largo período de lesões, passou praticamente despercebido”, criticou o Sport, que acrescentou: “Ele deverá mostrar seu talento em campo, como fez Messi e Neymar. Bale, de momento, é uma estrela estrelada”.

Observando os números, fica ainda mais clara a discrepância dos desempenhos dos dois jogadores. Neymar, contratado por cerca de 57 milhões de euros (R$ 171 milhões) junto ao Santos, disputou dez das 11 partidas oficiais do Barcelona na temporada (sete como titular) e marcou dois gols (um deles, o primeiro, garantiu o título da Supercopa da Espanha contra o Atlético de Madrid). Além disto, soma cinco assistências (sem contar as participações em lances de gol, como aconteceu na partida contra o Celtic, na última terça).

Bale, por sua vez, foi comprado pelo Real Madrid por praticamente o dobro do valor de Neymar e vem tendo um desempenho muito fraco. Sofrendo com lesões musculares, o canhoto só atuou em três partidas (apenas uma como titular) e anotou somente um gol. Não deu nenhuma assistência e chutou a gol em apenas cinco oportunidades. Na última quarta-feira, ficou de fora do duelo contra o Copenhague, pela Liga dos Campeões da Europa, e também deve se ausentar da próxima rodada do Campeonato Espanhol.

Tais números e comparações, no entanto, devem ser postos em prática no dia 26 de outubro, quando Barcelona e Real Madrid se enfrentam no estádio Camp Nou, na Catalunha, pela 10ª rodada da Liga BBVA. Se depender da imprensa espanhola, por enquanto, o duelo já tem um favorito: Neymar.

AFP
Gareth Bale já começa a ser questionado pelo seu alto valor e pouca presença dentro de campo

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade