Futebol/Bastidores - ( )

Federação altera formato do Campeonato Catarinense para 2014

Florianopolis (SC)

Depois de mineiros, gaúchos e cariocas confrontarem o calendário estipulado pela Confederação Brasileira de Futebol para 2014, a Federação Catarinense foi mais uma a fazer alterações no formato do Estadual. Nesta sexta-feira, representantes da FCF e dos clubes da primeira divisão estiveram reunidos e acertaram a redução do torneio para o próximo ano.

A maioria dos clubes votou pela alteração da fórmula da competição, que em 2013 foi disputada em dois turnos, semifinais e finais. Devido à realização da Copa do Mundo, a CBF estipulou que os estaduais começariam em 12 de janeiro, causando revolta nos jogadores pelo tempo reduzido para férias e pré-temporada.

Dessa maneira, as dez equipes da primeira divisão se enfrentarão em turno único, com um mando de campo a mais para as melhores posicionadas em 2013. Os quatro melhores disputam quadrangular com jogos de ida e volta para decidir os rivais das finais. Os seis times restantes brigam por vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e contra o rebaixamento.

Com a criação do movimento Bom Senso FC e a decisão da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro em extinguir Taça Guanabara e Taça Rio para unificar o Campeonato Carioca, outras federações optaram por postergar o início dos torneios e, no caso dos catarinenses, alterar também o formato de disputa.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade