Futebol/Campeonato Brasileiro - ( - Atualizado )

Grêmio e Atlético-PR duelam pela vice-liderança em Porto Alegre

Vicente Fonseca e Luiz Felipe Fagundes Porto Alegre (RS)

O principal jogo da 25ª rodada do Campeonato Brasileiro ocorrerá nesta quarta-feira, às 19h30, em Porto Alegre. Grêmio e Atlético-PR fazem um confronto direto dentro do G-4 da competição, brigando pela vice-liderança da competição. O Tricolor é o atual segundo colocado, com 42 pontos, um a mais que o Furacão, que é quarto. Entre eles está o Botafogo, com os mesmos 42 do Grêmio.

O Grêmio volta a Porto Alegre após uma sequência de três jogos fora de casa. Neste período, não sofreu nenhum gol. “Todo mundo se ajuda. Os jogadores são taticamente muito obedientes, e é importante a entrega deles na parte tática. A gente procura não dar espaços para os adversários, e isso tem funcionado. Não adianta só ter um time com a bola nos pés. Meu time marca, e essa marcação começa lá no ataque”, destacou o técnico Renato Gaúcho após a vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, no último domingo.

Renato tem duas alternativas para escalar o Grêmio. A mais provável é a manutenção do esquema 4-3-3 com três volantes, com Vargas ao lado de Kleber e Barcos no ataque. Assim, a única alteração em relação ao time que venceu no Morumbi é o retorno de Rhodolfo à zaga no lugar de Saimon.

No entanto, existe outra possibilidade de escalação que não pode ser descartada: a volta do esquema 3-5-2, o preferido de Renato. Neste caso, Vargas deixaria o time para a permanência de Saimon, com Rhodolfo retornando ao seu posto no centro da defesa, como zagueiro da sobra. Werley, que voltou a treinar com bola nesta semana, pode ser a surpresa, embora sua presença seja improvável.

Arte GE.Net
Ainda com gordura para queimar no G4, o Furacão vive pela primeira vez desde que começou sua arrancada na competição a necessidade de se reabilitar para não perder o foco. Até então inabalável, o sistema defensivo atleticano mostrou fragilidade na derrota para o Vitória, por 5 a 3, na Vila Capanema, e preocupou pela falta de alternativas para ajustar o setor.

Para tentar corrigir parte das falhas, o técnico Vagner Mancini contará com o retorno do lateral direito Léo, que cumpriu suspensão. Na proteção, Bruno Silva pode retomar seu ugar no time no lugar de Deivid ou João Paulo, que disputariam a outra vaga. Na frente, Marcelo, com três amarelos, abre espaço para a entrada de Dellatorre ou Roger.

A recuperação do Atlético, entretanto, não passa necessariamente por uma vitória, e o comandante rubro-negro já deixou claro que buscar pelo menos um ponto na casa de um adversário direto será um bom resultado, mesmo que a vice-liderança não venha nessa rodada. "O mais importante é sempre somar pontos. A somatória nos dá a oportunidade de sonhar sempre nos grandes objetivos", concluiu.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X ATLÉTICO-PR

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 2 de outubro de 2013, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP)
Assistentes: Rogério Pablos Zanardo (SP) e Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP)

GRÊMIO: Dida; Pará, Rhodolfo, Bressan e Alex Telles; Souza, Ramiro e Riveros; Kleber, Barcos e Vargas (Saimon)
Técnico: Renato Gaúcho

ATLÉTICO-PR: Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Bruno Silva (Deivid), João Paulo, Everton (Dellatorre) e Paulo Baier; Roger (Dellatorre) e Ederson
Técnico: Vagner Mancini

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade