Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

Grêmio tem vantagem sobre o Inter em Gre-Nais pelo Brasileirão

Do correspondente Vicente Fonseca Porto Alegre (RS)

O Gre-Nal deste domingo será o 48º na história do Campeonato Brasileiro. E se no retrospecto geral a vantagem de vitórias é do Internacional, em clássicos pelo principal torneio do país é o Grêmio que se sai melhor: em 47 jogos até hoje, foram 19 vitórias azuis, contra 16 vermelhas e 12 empates. Cada equipe marcou 44 gols.

Nos anos 70, década em que venceu três Brasileiros, o Inter ficou sete clássicos sem perder para o rival na competição – os sete primeiros da história. A invencibilidade foi quebrada em 1977, quando o Tricolor aplicou históricos 4 a 0 no Beira-Rio. Nos anos 80 a situação se inverteu, e o multicampeão Grêmio ficou seis clássicos sem perder até levar 2 a 1 no chamado “Gre-Nal do Século”, pela semifinal de 1988.

Na década de 90, vantagem gremista novamente. Porém, a partida mais marcante daquele período em Brasileiros foi uma goleada histórica do Inter por 5 a 2 no Olímpico, quando o Grêmio era campeão nacional, que quebrou uma sequência invicta do Tricolor de cinco duelos. Entre 1999 e 2003, o Tricolor enfileirou nova sequência de seis clássicos sem ser derrotado pelo maior rival no Campeonato Brasileiro.

O Grêmio não perde para o Inter em Brasileiros há três jogos. A última vez foi em dezembro de 2011, no Beira-Rio, por 1 a 0, única vitória colorada nos últimos sete jogos disputados entre ambos pelo Brasileirão. No ano passado, no Beira-Rio, deu Grêmio, 1 a 0. No Olímpico, empate sem gols. Em agosto deste ano, no primeiro clássico da história da Arena, nova igualdade, desta vez em 1 a 1.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade