Futebol/Campeonato Brasileiro Série C - ( - Atualizado )

Luverdense conquista acesso inédito e Santa larga na frente em Betim

Lucas do Rio Verde (MT)

A tarde deste domingo foi inesquecível para os moradores da pacata Lucas do Rio Verde, cidade que dista 350 quilômetros da capital Cuiabá. O Luverdense, clube que representa o município do norte mato-grossense, conseguiu, de maneira inédita, a vaga para o Campeonato Brasileiro da Série B. Após vencer o Caxias no jogo de ida, em pleno estádio Centenário, pelo placar de 2 a 1, os comandados de Júnior Rocha triunfaram novamente sobre os gaúchos, pelo placar de 2 a 0, no acanhado estádio Passo das Emas, e alcançaram o tão sonhado objetivo de figurar na segunda divisão nacional em 2014. Além do acesso, o Alviverde também garantiu vaga nas semifinais da Série C, e agora aguarda o vencedor do duelo entre Betim e Santa Cruz. O duelo, atrasado devido às questões judiciais, teve seu jogo de ida hoje, na cidade de Nova Serrana, e terminou com vitória pernambucana, pelo placar mínimo.

Contendo a ansiedade pelo acesso, o Luverdense, mesmo sob forte calor, soube administrar o jogo de maneira inteligente e dominou a equipe do Caxias, que necessitava de uma vitória por dois gols de diferença. Logo aos 15 minutos, o lateral-esquerdo Edinho, com passagens por Vasco da Gama e Inter de Milão, cruzou da direita e viu o centroavante Romário carimbar a zaga gaúcha, em finalização dentro da área. Três minutos mais tarde, o homônimo do craque tetracampeão mundial finalizou firme da intermediária. A bola desviou no zagueiro Jean e obrigou o goleiro Douglas a praticar uma difícil defesa.

A primeira chance de perigo do Caxias veio aos 23 minutos, quando Jean, aproveitando escanteio cobrado pelo volante Zé Mário, testou com firmeza, mandando a bola para a linha de fundo. Aos 30, Dener cruzou com perfeição mas viu o centroavante Charles Chad errar o alvo. A resposta do Luverdense veio no minuto seguinte, quando Júlio Terceiro arriscou de longe e obrigou Douglas a se esticar para espalmar a bola.

No final do primeiro tempo, o Luverdense desperdiçou a chance mais clara da partida: após receber um lançamento de Romário, em velocidade, Washington invadiu a área e tocou na saída de Douglas. Caprichosamente, a bola tocou a trave sul-caxiense e não entrou.

Durante a segunda etapa, a hegemonia dos mato-grossenses prevaleceu: logo aos seis minutos, Misael foi à linha de fundo e cruzou, mas o zagueiro Braga testou para fora. Aos 16, após cruzamento de Washington, Samuel finalizou firme e exigiu uma nova intervenção de Douglas. Porém, no minuto seguinte, o arqueiro do Caxias não conseguiu evitar o primeiro gol do Luverdense: após jogada construída por Samuel, Misael recebeu na pequena área e só teve o trabalho de empurrar para as redes, fazendo a alegria dos torcedores alviverdes, protagonistas de uma linda festa no Passo das Emas.

Em vantagem no marcador, o Luverdense não caiu de produção e rapidamente conseguiu seu segundo gol: aos 25 minutos, após assistência de Misael, Rafael Tavares invadiu a área e tocou com categoria, por cima do goleiro Douglas, para selar a classificação histórica do Alviverde mato-grossense.

Santa Cruz na frente - Na outra partida desta tarde, o Betim recebeu o Santa Cruz na Arena do Calçado, em Nova Serrana-MG, e perdeu por 1 a 0. O gol tricolor foi marcado pelo zagueiro Tiago Costa, logo aos dois minutos da etapa inicial. O lateral recebeu um lançamento do centroavante André Dias e finalizou firme, de canhota, para vencer o goleiro Felipe Sánchez. Agora, os comandados de Vica levam uma grande vantagem para o estádio do Arruda, com promessa de casa cheia, para garantir seu retorno à segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade