Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

Panamá recorre à Fifa por vaga na repescagem para a Copa do Mundo

Cidade do Panamá (Panamá)

A Federação de Futebol do Panamá consultou a Fifa sobre uma possível incorporação indevida da seleção do México, visando pegar a vaga na repescagem para a Copa do Mundo, contra a Nova Zelândia. Após o órgão internacional negar a permissão do meio-campo argentino Rubens Sambueza de jogar pelos mexicanos, os panamenhos querem saber se o caso do também argentino Christian Giménez é similar. O jogador do Cruz Azul atuou cinco vezes pela camisa do Tri, inclusive pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014.

Por meio da sua conta oficial no Twitter, a Federação Panamenha questionou a convocação de Giménez, que esteve presente na vitória do México sobre o país, no mês de outubro.

A reclamação está fundamentada em que o argentino disputou o Campeonato Sul-americano Sub-20 de 2001 pelo seu país de nascimento. Inclusive chegou a marcar um gol, contra a Colômbia.

O jornal La Estrella, do Panamá, apurou que o torneio de base pode ser considerado como oficial, o que proibiria o jogador de atuar pelo México. A competição é organizada pela Conmebol (Confederação Sul-americana de Futebol), com aval da Fifa.

Pedro Chaluja, presidente da Federação do Panamá, confirmou que já entrou em contato com a Fifa sobre o assunto e disse que espera uma resposta entre quarta e quinta-feira.

‘’Infelizmente não posso falar nada a respeito sobre o ocorrido porque a Fifa pediu desde o momento em que iniciamos os esforços para que se certifique e se confirme a situação que está na imprensa. Temos que esperar uma resposta formal da Fifa’’, explicou Chaluja ao programa TVN Noticias.

O Panamá ficou fora da Copa do Mundo de 2014 após terminar na quinta posição das Eliminatórias da Concacaf, três pontos atrás do México.

Enquanto espera a decisão, o México continua sua preparação contra a Nova Zelândia, para os jogos da repescagem do Mundial. As partidas serão disputadas em novembro.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade