Futebol/Copa do Mundo 2014 - ( )

Para não prejudicar sorteio, Fifa adia início da venda de ingressos

São Paulo (SP)

A Fifa comunicou nesta terça-feira o adiamento do início da venda de ingressos para a Copa do Mundo de 2014, que estava marcada para começar no dia 5 de novembro, mas foi adiada para seis dias depois (11 de novembro). A entidade máxima do futebol optou pela mudança para que o resultado da primeira fase de comercialização das entradas, feito por sorteio, seja comunicado a tempo aos compradores.

“Como no próximo período as vendas ocorrerão por ordem de pedido, é essencial para nós que todos os solicitantes de ingressos da primeira fase tenham sido informados sobre o andamento da sua solicitação antes do reinício das vendas”, explicou Thierry Weil, diretor de marketing da Fifa.

A entidade esclareceu, por meio de comunicado, que o atraso no sorteio da primeira fase de ingressos, que está acontecendo em Manchester, na Inglaterra, ocorreu para que autoridades brasileiras pudessem participar do evento, a fim de supervisionar os procedimentos adotados.

A pedido do Procon, o Brasil enviou representantes da Caixa Econômica Federal e do Ministério do Esporte, além de um tabelião, para a audição do evento. Na primeira parte do sorteio, serão conhecidos os contemplados com os 300 mil ingressos da categoria 4, sobre a qual têm prioridade idosos, estudantes e beneficiários do Bolsa Família, cumprindo as determinações da Lei Geral da Copa.

“Não podemos correr o risco de que um torcedor não saiba o resultado da sua solicitação antes da colocação das entradas restantes à venda. Obviamente, a nossa prioridade é garantir que cada solicitante tenha a mesma chance de sucesso”, declarou Weil.

Na sequência, serão distribuídos os demais ingressos da categoria 4 (que tem preços menores e só podem ser adquiridos por brasileiros) e as entradas das outras categorias, jogo a jogo. A Fifa diz que até o dia 10 de novembro todos os solicitantes receberão, via e-mail ou SMS, a confirmação sobre o sucesso ou insucesso na reserva dos ingressos.

Aproximadamente um milhão de bilhetes foram colocados à venda nos dois períodos da primeira fase de comercialização. Logo que o sorteio for concluído, a Fifa anunciará o número de ingressos restantes, que serão recolocados à venda entre 11 e 28 de novembro.

“Sabemos que vamos ser obrigados a decepcionar uma multidão de torcedores fervorosos, mas mesmo se tivéssemos três vezes mais ingressos ainda ficaríamos muito aquém de satisfazer os desejos de todos Gostaríamos apenas de incentivar os torcedores a tentar novamente nos outros períodos de venda”, completou o diretor de marketing da Fifa.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade