Futebol/Eliminatórias Europeias - ( - Atualizado )

Portugal ‘foge’ da França, mas pega Suécia de Ibrahimovic na repescagem

Zurique (Suíça)

Quando não garantiram vaga direta e ‘caíram’ em potes diferentes no sorteio da repescagem das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2014, Portugal e França, semifinalistas no Mundial de 2006, correram sérios riscos de se enfrentar por apenas um lugar no principal campeonato de futebol do planeta. Porém, não foi isto o que aconteceu. O que não quer dizer que eles já tenham classificação encaminhada para o torneio a ser disputado no Brasil em junho do ano que vem. Ambas deram ‘azar’ no sorteio realizado nesta segunda-feira, em Zurique, na Suíça, e pegarão adversários complicados em jogos de ida e volta por uma vaga na próxima Copa do Mundo. Os portugueses encaram a Suécia, enquanto a França pega a Ucrânia. Nos outors dois confrontos, a Croácia joga com a Islândia, e a Grécia mede forças com a Romênia.

O confronto que mais chama a atenção é entre Portugal e Suécia. Cristiano Ronaldo e Zlatan Ibrahimovic, dois dos principais jogadores do mundo na atualidade, liderarão suas respectivas seleções por apenas um lugar no Mundial do ano que vem. O jogo de ida, dia 15 de novembro será disputado em Portugal, e a volta, em 19 do mesmo mês, na Suécia.

Vale lembrar que, para se classificar à última Copa do Mundo, disputada em 2010, na África do Sul, a seleção portuguesa teve de enfrentar jogos de mata-mata com a Bósnia-Herzegovina, considerada adversária complicada naquela ocasião (já classificada, inclusive, para 2014). Os lusos venceram as duas partidas e se garantiram com certa facilidade. Neste ano, entretanto, a missão deve ser mais complicada. Os suecos finalizaram a primeira fase das eliminatórias na segunda posição do Grupo C com folga e realizaram duas partidas muito disputadas com a Alemanha: empate por 4 a 4, em Berlim, e derrota por 5 a 3, na Suécia.

Arte GE.Net
Cristiano Ronaldo x Zlatan Ibrahimovic: Só uma das duas estrelas virá ao Brasil para a Copa do Mundo de 2014

A França, por sua vez, embora tenha fugido de um confronto direto com os portugueses, também terá um adversário complicado no caminho para garantir vaga ao Mundial de 2014. Será a Ucrânia, quadrifinalista em 2006, e sede da última Eurocopa. A partida decisiva será no Stade de France, em Saint-Dennis. As duas seleções se enfrentaram recentemente na Euro-2012, e os campeões mundiais de 1998 levaram a melhor, com uma vitória por 2 a 0 em um jogo marcado pela forte chuva que caiu em Donestk.

Assim como Portugal, os franceses também tiveram de passar pela repescagem para disputar a última Copa do Mundo. Enfrentaram a Irlanda em dois jogos e só garantiram vaga no torneio da África do Sul graças a um erro de arbitragem, que ignorou um toque de mão do atacante Thierry Henry no gol decisivo de William Gallas na prorrogação da partida de volta.

Os outros dois confrontos sorteados nesta segunda-feira têm nível técnico mais baixo que os primeiros. A Grécia, campeã europeia em 2004 e presente no Mundial de 2010, encara a Romênia, enquanto a Croácia, que ficou de fora da última Copa, pega a Islândia, única das oito seleções que nunca disputou o maior torneio de futebol do planeta.

AFP
Após confronto na Eurocopa de 2012, os franceses reencontrarão a Ucrânia na repescagem para o Mundial de 2014

Mecânica do sorteio

O evento desta segunda-feira, realizado em Zurique, na Suíça, aconteceu com apenas um direcionamento: seleções do mesmo pote não poderiam se enfrentar. As equipes foram divididas de acordo com o ranking da Fifa no mês de outubro e se posicionaram da seguinte maneira: Portugal (14ª), Grécia (15ª), Croácia (18ª) e Ucrânia (20ª) no Pote 1, e França (21ª), Suécia (25ª), Romênia (29ª) e Islândia (46ª) no Pote 2.

A ordem dos confrontos, que acontecerão em partidas de ida e volta, também foi decidida de maneira diferente. Apesar de serem cabeças de chave, as melhores ranqueadas não tiveram, necessariamente, a vantagem de decidir em casa. Assim, um novo sorteio foi feito para definir os mandos dos jogos. Prova disto é que Suécia, França e Romênia, integrantes do Pote 2, por exemplo, vão jogar a segunda partida dentro de seus domínios. Os confrontos estão marcados para os dias 15 e 19 de novembro e darão as últimas quatro vagas destinadas à Europa para o Mundial de 2014.

Confira como ficaram os confrontos da repescagem (à esquerda, os mandantes dos jogos de ida):

Portugal x Suécia
Ucrânia x França
Grécia x Romênia
Islândia x Croácia

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade