Futebol/Bastidores - ( )

Titular com Mano, Fernandinho projeta volta a Seleção antes da Copa

Bruno Oliveira, especial para a GE.NET São Paulo (SP)

Apesar de ter conquistado a Copa do Mundo sub-20 pelo Brasil, em 2003, o volante Fernandinho chegou ao time principal da Seleção apenas em agosto de 2011, quando foi convocado pelo então treinador Mano Menezes. Pouco mais de dois anos depois de sua primeira aparição na lista nacional, o meio-campista deixou claro em entrevista exclusiva à Gazetaesportiva.netque luta para reconquistar espaço no grupo da equipe verde-amarela, que desde novembro do último ano é dirigida por Luiz Felipe Scolari.

Criado nas categorias de base do Atlético-PR, Fernandinho foi promovido ao time profissional em 2002, aos 17 anos. O volante foi negociado com o Shakhtar Donetsk, em 2005, e, depois de seis anos atuando pelo clube russo, recebeu oportunidade na Seleção Brasileira, sendo convocado por Mano Menezes para amistoso contra Alemanha.

Em sua primeira partida pelo time nacional, o meio-campista formou trio de volantes com Ralf e Ramires. Insatisfeito com o desempenho da equipe, que viria a ser derrotada por 3 a 2, na Mercedes-Benz Arena, em Stuttgart, Mano Menezes optou por tirar Fernadinho de campo aos 25 minutos da etapa complementar, promovendo a entrada do armador Paulo Henrique Ganso.

Mesmo com o revés do time verde-amarelo, o desempenho de Fernandinho agradou Mano Menezes e o atleta foi novamente titular nos quatro embates seguintes. Entretanto, desde que o Brasil triunfou por 2 a 1 sobre a Bósnia-Herzegovina, em 28 de fevereiro de 2012, o volante não foi mais lembrado nas convocações. Neste período, o treinador foi substituído por Luiz Felipe Scolari no banco de reservas, enquanto o meio-campista acertou transferência para o Manchester City, em junho deste ano.

Atualmente, Felipão segue em busca de definir os 23 jogadores que defenderão o País na Copa do Mundo de 2014. Entre os volantes, Luiz Gustavo, Paulinho e Hernanes parecem ter presença certa na competição, enquanto Fernando, Lucas Leiva e Ramires também apareceram nas últimas listas. No entanto, o bom momento no Manchester City, onde é titular absoluto sob comando do chileno Manuel Pellegrini, ainda dão esperanças a Fernandinho de obter vaga no plantel treinado por Scolari.

Mowa Press
Ida ao futebol inglês poderá ajudar Fernandinho a voltar para a Seleção Brasileira
Confira entrevista exclusiva de Fernandinho concedida à Gazetaesportiva.net:

Gazetaesportiva.net:Você foi titular em cinco partidas com o Mano Menezes, mas não é convocado desde fevereiro do ano passado, quando disputou amistoso contra Bósnia-Herzegovina. Ainda houve a troca de treinadores neste período, com o Luiz Felipe Scolari assumindo o comando em novembro. O que aconteceu para passar esse tempo ausente?

Fernandinho:Não tenho nenhuma explicação. Depois daquele jogo não tive uma conversa com o Mano, e também não falei com Felipão após ele assumir. Somente continuei trabalhando na esperança de ser lembrado. Estou fazendo isso como se fosse um jovem começando a carreira neste ano. Espero que meu desempenho possa chamar atenção dele e, quem sabe, ser convocado nas próximas listas.

GE.net:A pouco menos de um ano da próxima Copa do Mundo, você acredita que há chances reais de fazer parte do plantel que disputará a competição em 2014?

Fernandinho:Eu mantenho essa esperança. Tenho trabalhado diariamente com este objetivo. Vejo as entrevistas dele (Scolari) falando que ainda há vagas em aberto no grupo da Seleção. Ele tem convocado muitos jogadores que atuam aqui na Inglaterra e, se meu nome estiver na lista, ficarei muito feliz.

AFP
Mano Menezes fez de Fernandinho titular do time nacional
GE.net:Seu desempenho pelo Manchester City justificaria essa convocação?

Fernandinho:Eu tenho conseguido atuar em todos os jogos, não participei apenas de um. Em todos os outros, permaneci em campo por praticamente 90 minutos. Acredito que esteja desempenhando bom papel, executando tudo que o treinador (Manuel Pellegrini) tem pedido. Obviamente, como ser humano, tenho que melhorar diariamente.

GE.net:Neste domingo, Chelsea e Manchester City duelam pelo Campeonato Inglês, no Stamford Bridge. Do outro lado estará o Ramires, seu concorrente direto por uma vaga no grupo da Seleção Brasileira. O que esperar desse confronto?

Fernandinho:O Ramires é um atleta que tem feito bons jogos durante anos, já conquistou títulos importantes aqui na Inglaterra. É um atleta que também tem atuado em alto nível na Seleção Brasileira, retornou ao grupo depois de ficar de fora da Copa das Confederações. Com certeza será um duelo muito bom, não só individualmente, mas também entre os times. Farei meu trabalho aqui e espero que o Felipão esteja assistindo a partida.

GE.net: Seria possível escalar Ramires e Fernandinho juntos em uma equipe? Fernandinho: Se eu fosse o treinador colocaria os dois juntos no mesmo time. Ele é um excelente jogador e uma grande pessoa também. Cada um seguirá fazendo seu trabalho e deixará a decisão na mão do Felipão.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade