Futebol/Copa do Brasil - ( - Atualizado )

“Treinabilidade” pode deixar Renato Augusto no banco em Porto Alegre

Helder Júnior São Paulo (SP)

Um neologismo que caiu no gosto de Tite no início de sua segunda passagem pelo Corinthians definirá se o meia Renato Augusto será titular contra o Grêmio na noite de quarta-feira, no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Recuperado de uma artroscopia no joelho direito, o jogador só substituirá Edenílson no meio-campo se estiver com a “treinabilidade” em dia.

“Tenho dúvidas. O Renato apressou todo o seu processo de recuperação. Isso retirou um tempo maior de treinos dele. É a tal da treinabilidade de que falo”, definiu Tite, esmiuçando os riscos de utilizar o meia, acostumado a ser paciente do departamento médico corintiano. “A falta de treinabilidade tira a confiança do atleta nas movimentações mais naturais. É isso o que me deixa em dúvida.”

Na vitória de sábado à noite sobre o Criciúma, Tite escalou o Corinthians com Edenílson ao lado de Douglas na armação, com a intenção de dar mais velocidade à sua equipe. Renato Augusto entrou no decorrer do jogo.

“Fizemos um bom primeiro tempo com o Edenílson. Só não foi muito bom porque não traduzimos as oportunidades criadas em gol”, lembrou Tite, pensativo. “Tomara que eu tenha competência para definir o melhor para o Corinthians”, disse.

Djalma Vassão/Gazeta Press
Treinando com proteção no joelho, Renato Augusto ainda não está em perfeitas condições físicas
A preocupação do treinador é justificada. Com muitos problemas ofensivos em 2013, o Corinthians precisará marcar gols sobre o Grêmio para se classificar às semifinais da copa do Brasil no tempo regulamentar. Repetir o 0 a 0 do Pacaembu levará a disputa aos pênaltis.

“A gente sabe que fazer gol será fundamental. Teremos que agredir o Grêmio. Vamos necessitar da efetividade que não tivemos no último encontro com eles. Espero que a bola caia nos pés de um Pato, de um jogador com o dom de guardá-la lá dentro”, concluiu Tite.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade