Jogos Olímpicos 2016 - ( )

Campeã da SS, Lucélia Peres planeja correr maratona no Rio-2016

André Sender São Paulo (SP)

Última brasileira a vencer a tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, em 2006, a mineira Lucélia Peres inicia em 2014 um projeto diferente dos que realizou nos últimos anos de sua carreira. Ela começará a participar de maratonas sonhando em disputar a prova nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

A fundista mineira de 32 anos de idade construiu sua carreira baseada em provas mais curtas. Ela foi tricampeã da Volta da Pampulha em 2004, 2005 e 2006, anos em que também subiu ao pódio da São Silvestre. A prova mineira tinha percurso de 17.600m até 2011. A paulistana segue com 15km.

“Em 2016 já estarei com 34 para 35 anos e a maratona é uma prova em que dá para correr já um pouco mais velha porque não é muito veloz. Não vou deixar de correr provas de pista de 5 mil metros ou 10 mil metros, até porque elas vão me dar a base, mas para as Olimpíadas minha chance de correr bem é na maratona”, afirmou a corredora brasileira.

Um dos principais feitos da carreira de Lucélia foi obtido no Rio de Janeiro, um ano depois de seu título na Corrida Internacional de São Silvestre. Ela foi medalha de bronze dos Jogos Pan-americanos de 2007 nos 10 mil metros, em prova vencida pela norte-americana Sara Slattery, que bateu o recorde pan-americano. A prata foi da mexicana Dulce Maria de la Cruz.

Com o tempo de 33min19s48, Lucélia Peres ficou com o bronze no Estádio do Engenhão, conquistando a primeira medalha do Brasil nas provas de atletismo do Pan. No total, o País conseguiu nove ouros, cinco pratas e nove bronzes na modalidade no Rio de Janeiro, superado apenas por Cuba.

“Sou uma atleta que começou na pista e depois fui fazer corridas de rua. A pista desenvolve o lado técnico e foi muito legal essa medalha no Pan. Por ter sido no Brasil, consegui bastante destaque com este resultado”, relembrou a brasileira, que deve iniciar os treinos para as provas de 42 km a partir de junho do ano que vem.

Marcelo Ferrelli/Gazeta Press
Lucélia Peres correu os 10 mil metros nos Jogos Pan-americanos de 2007 e conquistou o bronze

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade