Atletismo/Bastidores - ( - Atualizado )

IAAF divulga lista de relacionados ao prêmio de melhor atleta do ano

Mônaco-Ville (Mônaco)

A Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) anunciou, nesta terça-feira, as três competidoras que estão na disputa pelo prêmio de melhor atleta da temporada. Nesta segunda-feira, já haviam sido divulgados os finalistas no naipe masculino.

Entre as mulheres, as concorrentes são a neozelandesa Valerie Adams, a jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce e a tcheca Zuzana Hejnova.

Um dos maiores nomes no arremesso de peso, Adams se sagrou tetracampeã mundial na modalidade, em agosto deste ano. Além dos ouros nos mundiais, ela também subiu ao lugar mais alto do pódio nos Jogos Olímpicos de Pequim e Londres. Um dos destaques do Mundial de Moscou deste ano, Fraser-Pryce brilhou com as medalhas de ouro conquistadas nas provas de 100m, 200m e revezamento 4x100m. Ela ainda acumula ouros nos 100m nas Olimpíadas de Londres e Pequim. Já Hejnova foi campeã mundial nos 400m com barreira e venceu cinco etapas da Liga Diamante.

Na disputa masculina, os competidores são o jamaicano Usain Bolt, o ucraniano Bohdan Bondarenko e o britânico Mohamed “Mo” Farah.

Conhecido mundialmente, Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo, novamente teve uma ótima temporada em 2013 e conquistou três medalhas de ouro no Campeonato Mundial de Moscou, sendo bicampeonato nos 100m, tri nos 200m e o tri no revezamento 4x100m. O saltador Bondarenko faturou o ouro no salto em altura e venceu 14 das 15 provas que disputou na Liga Diamante. Enquanto isso, o fundista Mo Farah igualou a marca alcançada por Kenenisa Bekele em 2009 e foi campeão mundial nas provas de 5 e 10 km. Em sua carreira, ele também conquistou o ouro nas duas provas em Londres e é o detentor do recorde europeu nos 1.500 metros.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade