Mais Esportes/Atletismo - ( - Atualizado )

Morre o ex-corredor Edson Bergara, dono de mais de 2 mil troféus

Osasco (SP)

Morreu nesta sexta-feira Edson Bergara, um dos grandes corredores brasileiros nas décadas de 70 e 80. O ex-atleta conquistou mais de 2 mil troféus conquistados em seus 30 anos de carreira, um dos mais importantes deles o do vice-campeonato da primeira Maratona do Rio de Janeiro. Ele tinha 60 anos e lutava contra um câncer abdominal.

Conhecido como “Sagaz”, Vergara tinha como principal característica a explosão na largada, quando rapidamente se distanciava dos outros competidores. Foi ele um dos primeiros corredores a ter patrocínio fixo no Brasil, o que o permitiu participar de inúmeras provas por todo o país.

Divulgação/Facebook
Edson Bergara acumulou mais de 2 mil troféus

Além de competir em praticamente todo o território nacional, Bergara destacou-se também longe do país. Foi ele o primeiro representante brasileiro a conquistar bons resultados na Maratona de Boston e Nova York. Em 1981, completou a prova da Grande Maçã em 2h15, seu melhor tempo até então, feito que o levou à 23ª colocação.

Vice-campeão da primeira edição da Maratona do Rio, vencida pelo americano Greg Meyer, em 1980, Bergara tinha como melhor participação na São Silvestre a sétima colocação, alcançada no mesmo ano. Além disso, foi o terceiro atleta brasileiro a completar uma prova de 10 km abaixo dos 30 minutos, quando anotou 29min45s para ficar com o título do Troféu Brasil de 1979.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade