Corrida Internacional de São Silvestre - ( - Atualizado )

Octacampeão na Disney alerta para desgaste do “sobe e desce” da SS

São Paulo (SP)

O brasileiro Adriano Bastos, octacampeão da Maratona da Disney, disputada dentro do complexo de parques da companhia, também presta assessoria esportiva a corredores amadores, muitos dos quais disputarão a Corrida Internacional de São Silvestre. Para ele, as subidas e descidas do trajeto são o principal desafio da prova.

Assim como em 2012, a São Silvestre terá largada e chegada na Avenida Paulista. O início da prova será na altura da Rua Frei Caneca. O fim após 15km, em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero. Este percurso devolve a tradicional subida da Avenida Brigadeiro Luiz Antônio à prova.

“O percurso todo tem um sobe e desce, então gera um desgaste desde o começo e esse é o maior desafio da prova. A descida pela [rua] Major Natanael até a Avenida Pacaembu também é bastante agressiva. É preciso ter um pouco de cautela no início, sair de forma mais consciente”, afirmou Adriano.

Segundo o corredor, os atletas amadores devem adicionar trechos de subida em seus treinos nas próximas semanas e também aumentar a distância das atividades, já que a maioria das provas da temporada é de 10km. Assim, podem chegar mais preparados para a São Silvestre, que em 2013 será realizada pela 89ª vez.

Mas mesmo quem seguir essas orientações deve iniciar a corrida em ritmo moderado, segundo Adriano, e começar a acelerar o ritmo a partir do quarto quilômetro da disputa. Desse modo, evita o risco de forçar a musculatura ainda na parte inicial de prova.

“Se ele começa em um ritmo um pouco mais forte, ele queima todas as reservas dele já na descida. Aí na hora que chegar no trecho plano, já está com sintomas de fadiga muscular. O corredor amador precisa utilizar a prova para curtir”, analisou o octacampeão da Maratona da Disney.

Assim como no ano passado, a São Silvestre será realizada no período da manhã, com a primeira largada, para corredores cadeirantes, às 6h50, e para portadores de necessidades especiais, às 6h55. O pelotão de elite feminino terá a largada às 8h40. Logo em seguida, às 9h, é a vez do pelotão de elite masculino, pelotão especial (masculino e feminino) e atletas em geral. 

Fernanda Paradizo
Adriano Bastos já venceu a Maratona da Disney oito vezes e auxilia corredores amadores

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade