Futebol/Bastidores - ( )

Curso Nacional de Treinadores de Futebol terá inovação em 42ª edição

São Paulo (SP)

Entre os dias 18 e 22 de novembro, será realizada a 42ª edição do Curso Nacional de Treinadores de Futebol. O evento, frequentado em maioria por técnicos que buscam a reciclagem e atualização de estratégias, é organizado pelo Sindicato dos Treinadores de Futebol do Estado de São Paulo (SITREFESP) e consiste na promoção de aulas e debates sobre os seguintes temas: metodologia do treinamento futebolístico, sistemas táticos, treinamento técnico, atualização em arbitragem, fisiologia, coordenação de departamento de base e futebol feminino. A principal inovação do evento é a apresentação do conceito de auxiliar técnico, ainda pouco trabalhado em ocasiões do gênero. Para desenvolver a metodologia desta função, estará presente o ex-lateral Sylvinho, com passagens por Barcelona e Arsenal, que agora integra a comissão técnica do Corinthians.

A abertura do evento será no auditório da Federação Paulista de Futebol, às 19 horas do dia 18, e contará com palestras de Oswaldo Alvarez, o popular Vadão, comandante do “Carrossel Caipira” de 1992, e Wladimir, ídolo corinthiano. Depois, entre os dias 19 e 21, as aulas teóricas e práticas serão no Centro de Práticas Esportivas da USP, na Cidade Universitária. Dentre os palestrantes, estarão Dado Cavalcânti, técnico do Paraná no Campeonato Brasileiro da Série B, e o ex-árbitro Emílio Marques de Mesquita.

O encerramento do curso será no dia 22, no Novotel Center Norte, com uma palestra de Antônio Nascimento, secretário nacional de futebol. Após isto, haverá um debate com ex-jogadores e técnicos. Dentre os integrantes, está Guto Ferreira, comandante da Portuguesa na elite nacional. O comando desta mesa-redonda fica a cargo do jornalista Lucas Neto.

Presidente da SITREFESP, Hélio José Maffia lamentou a ausência de Alexandre Gallo, comandante da Seleção Brasileira Sub-17 no Mundial dos Emirados Árabes, a quem define como um entusiasta do curso, e aproveitou para lembrar um fato curioso que discorreu em uma edição passada do evento: “Neste ano, resolvemos homenagear o Gylmar dos Santos Neves, intitulando o nosso curso de treinamento de goleiros com seu nome. Estava marcado para ele vir, porém, ele faleceu exatamente no dia da ocasião especial. Ficamos assustados com esta má coincidência, mas não deixamos de lembrar a importância deste grande personagem da história do futebol em nosso trabalho”, declarou.

Com Scolari e Falcão, treinadores lançam Federação em São Paulo

Além do mais, Maffia fez questão de comentar a inauguração da Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol (FBTF), uma iniciativa de Vágner Mancini, Paulo Roberto Falcão, Dorival Júnior e Caio Júnior: “Por unanimidade, deixamos esta entidade de lado. Eles vieram conversar conosco, mas, nossa meta é fazer a federação ou confederação dos sindicatos dos técnicos desta modalidade. Objetivamos uma retaguarda ao treinador, o profissional que mais sofre neste meio do esporte. Se algo dá errado, a culpa é sempre do comandante, já que os clubes só pensam no que é melhor para eles. Não queremos passar por cima de ninguém, apenas tornar esta função mais respeitada”, finalizou.

Para realizar a inscrição, o interessado deve entrar em contato com a secretaria do evento, no seguinte número: (11) 3392-5200. O departamento tem atendimento das 9 às 12 e das 13 às 17 horas, em dias úteis. Até a sexta-feira passada, o curso já contava com 50 inscrições.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade