Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

Aos 16 anos, Neymar foi recusado pelo Bayern por ser caro, diz Élber

Munique (Alemanha)

Com grande passagem pelo futebol alemão, o ex-atacante Giovane Élber revelou que o Bayern de Munique recusou Neymar, ainda com 16 anos, por uma questão financeira. De acordo com o brasileiro, o camisa 11 do Barcelona foi uma indicação sua, mas acabou sofrendo uma forte resistência no clube.

“O Neymar só tinha 16 anos, mas já estava prestando atenção nele. Só que ele era muito caro e já tinha contrato especial. Após uma cuidadosa reunião, o Bayern decidiu recusar, porque não sabia se ele continuaria a se desenvolver”, disse Élber durante entrevista ao jornal local Die Welt.

Mas, para o ex-cruzeirense, seu compatriota fez certo ao acabar no Camp Nou. “Era importante ele sair do Brasil, porque não aprenderia mais nada no Campeonato Brasileiro. Já em Barcelona, ele sempre fica ao lado dos melhores do mundo”, explicou o ex-atleta, que fez carreira fora do País.

Élber também foi perguntado sobre suas expectativas para a Copa do Mundo de 2014, e acabou não poupando críticas contra a Fifa, o governo brasileiro e a organização do Mundial. “Vai ser uma competição para os ricos; Estão investindo muito no futebol, mas, do outro lado, há uma grande pobreza”.

Aposentado desde 2006, atuando pela Raposa, Élber é um dos brasileiros com mais história na Alemanha. Entre 1993 e 1997, ele defendeu o Stuttgart, e, de 1997 a 2003, o Bayern. Dois anos depois, ele acabou indo para o rival Borussia Dortmund, mas voltou ao Brasil.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade