Futebol/Copa do Brasil - ( - Atualizado )

Após eliminação, Grêmio foca em vaga na Libertadores pelo Brasileiro

Do correspondente Vicente Fonseca Porto Alegre (RS)

Eliminado da Copa do Brasil pelo Atlético-PR, nesta quarta-feira, o Grêmio terá de superar rapidamente a dor por ter ficado de fora da final e buscar forças para ser vice-campeão brasileiro. A projeção é feita dentro do próprio clube. Atual terceiro colocado, com 54 pontos, o time tricolor busca agora uma vaga direta à próxima edição da Copa Libertadores da América, o que talvez só seja conquistado se a equipe for a segunda colocada na principal competição nacional.

“Sempre projetei o Brasileiro com três vagas para a Libertadores. O São Paulo está em ascensão e pode chegar ao título da Sul-americana, mas creio na nossa classificação”, afirmou o presidente Fábio Koff, que torcerá pelo algoz gremista na final da Copa do Brasil. “Passaremos a torcer pelo Atlético-PR na Copa do Brasil, pois assim abre-se uma vaga a mais na Libertadores”, entende o mandatário do clube gaúcho.

Caso o São Paulo vença a Sul-Americana, apenas três vagas serão disponibilizadas via Campeonato Brasileiro. Uma é do Cruzeiro, virtual campeão; as outras duas, hoje, seriam de Atlético-PR e Grêmio, com o time paranaense obtendo a vaga direta e o Tricolor jogando a pré-Libertadores. E jogar a fase preliminar da competição continental é tudo o que o time gaúcho não quer.

“O Grêmio não teve pré-temporada esse ano, é uma das equipes brasileiras que mais atuou na temporada. O Cruzeiro joga de domingo a domingo, e não disputou a Libertadores”, apontou Koff, fazendo um balanço da temporada gremista e projetando o confronto do próximo domingo, que pode dar o título brasileiro antecipado ao rival no Mineirão.

Se o Furacão ganhar a Copa do Brasil, as vagas à Libertadores via Brasileiro seriam no momento de Grêmio e Botafogo, com o time gaúcho se classificando diretamente. Caso o São Paulo não conquiste a Sul-Americana e o Atlético-PR conquistar a Copa do Brasil, hoje as vagas diretas via Brasileiro seriam de Cruzeiro e Grêmio, com Botafogo e Goiás garantidos na disputa da pré-Libertadores.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade