Futebol/ Campeonato Brasileiro Série A - ( - Atualizado )

Após perder a vice-liderança, Grêmio calcula chances de Libertadores

Porto Alegre (RS)

O Grêmio empatou por 1 a 1 com a Ponte Preta, em Campinas, no último domingo e agora faz os cálculos para saber das chances de chegar à Libertadores de 2014. Ocupando o terceiro lugar, com os mesmos 61 pontos do vice-líder Atlético-PR, os gaúchos agora torcem pela vitória dos atleticanos na Copa do Brasil.

A matemática é simples: para permanecer no G-4, basta vencer o Goiás na próxima rodada. Porém, isso não é garantia da vaga, já que, caso um brasileiro vença a Copa Sul-americana, a Série A dará apenas três vagas para Libertadores, o que anularia as chances do quarto colocado de disputar a competição.

Para terminar no G-3, surge a necessidade dos resultados paralelos. Além de vencer o Goiás, os gremistas terão que torcer por uma derrota do Botafogo diante do Coritba, no Paraná. Com 64 pontos, o Grêmio não poderia mais ser alcançado pelos cariocas. Se o Atlético vencer a Copa do Brasil no meio da semana, basta uma simples vitória sobre os goianos para carimbar o passaporte.

Se quiser ser o vice-líder da competição, o time de Renato Gaúcho terá que esperar até a última rodada. Isso porque, mesmo que Botafogo e Atlético percam, a distância para o terceiro colocado seria apenas de três pontos, diferença que poderá ser tirada na 38ª rodada. Dessa forma, é necessário vencer as duas partidas restantes e torcer por derrapadas dos adversários em ambas.

No entanto, cautela e empenho devem estar presentes já que, caso a equipe vença apenas o Goiás e perca para a Portuguesa, na última rodada, pode despencar de segundo para quarto lugar e perder a vaga na competição continental para Ponte Preta ou São Paulo, que ainda disputam a Sul-americana. Mas isso apenas se Botafogo e Atlético triunfarem na rodada final.

Futuro – Disputando a final da Copa do Brasil com o Altético-PR, o Flamengo já planeja a próxima temporada. Os cariocas estão de olho em Werley e Souza. O zagueiro parece possível ao time carioca, já que ele é reserva no time de Portaluppi. Já o volante Souza, não será vendido facilmente, além de titular, é um dos jogadores mais importantes do elenco e a diretoria não deve liberá-lo facilmente.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade