Futebol/Eliminatórias Africanas para Copa do Mundo de 2014 - ( )

Camarões goleia Tunísia em casa e garante vaga na Copa do Mundo

Yaoundé (Camarões)

Detentor de uma das seleções mais tradicionais do futebol africano, Camarões está garantido na Copa do Mundo de 2014. Apoiado pela torcida no estádio Ahmadou Ahidjo, a seleção comandada pelo treinador alemão Volker Finke triunfou por 4 a 1 sobre a Tunísia, neste sábado, e assegurou vaga na competição realizada em território brasileiro.

Após empatar por 0 a 0 no jogo de ida, no último dia 13 de outubro, Camarões entrou em campo precisando de vitória por qualquer diferença para se classificar para o Mundial. E, logo aos quatro minutos, o atacante Pierre Webó colocou os donos da casa em vantagem no placar. Ainda no primeiro tempo, aos 30 minutos, Benjamin Moukandjo balançou as redes e deixou os camaroneses mais próximos da Copa.

Em vantagem no marcador, a seleção comandada por Volker Finke adotou postura mais cautelosa no início da etapa complementar e tentou manter posse de bola para evitar investidas ofensivas do adversário. Entretanto, Ahmed Akaïchi, que entrou na vaga de Amine Chermiti durante o intervalo, descontou para Tunísia aos seis minutos.

O gol tunisiano alterou o ritmo do segundo tempo e Camarões voltou a chegar ao campo ofensivo com mais frequência. A postura da equipe mandante foi recompensada e o meio-campista Jean Makoun, aos 21 e 41 minutos, respectivamente, superou o goleiro Moez Bem Cherifia e deu números finais ao embate.

Esta será a sétima vez que Camarões disputa uma edição da Copa do Mundo. A seleção africana participou pela primeira vez do torneio em 1982 (Espanha), e teve seu melhor resultado em 1990 (Itália), quando foi eliminada pela Inglaterra nas quartas de final. Desde então, sucumbiu na fase de grupos em 1994 (Estados Unidos), 1998 (França), 2002 (Coreia do Sul e Japão) e 2010 (África do Sul).

A Tunísia, por sua vez, disputou quatro edições do torneio organizado pela Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa). Em sua primeira participação, em 1978 (Argentina), triunfou por 3 a 1 sobre o México na fase de grupos e se tornou a primeira seleção africana a vencer uma partida na competição mais importante do futebol mundial. Na sequência, foi eliminada na fase inicial em 1998, 2002 e 2006 (Alemanha).

As Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2014 contam com a participação de 52 países, sendo que 40 disputam a fase de grupos. Os líderes de cada chave garantiram vaga na terceira fase, onde são divididos em dois grupos, no sistema eliminatório de duelos de ida e volta. Nigéria, Camarões e Costa do Marfim estão garantidas no torneio internacional, enquanto Gana, Egito, Burkina Faso e Argélia disputam os últimos dois lugares.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade