Futebol/Brasileiro Série A - ( )

Com Kardec em pauta e Rodrigo Souza acertado, Fla define planos para 2014

Gazeta Press Rio de Janeiro (RJ)

Com a conquista do título da Copa do Brasil e a consequente vaga na próxima Copa Libertadores da América, além da ausência de risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Flamengo já começa a projetar a temporada que está por vir. Na próxima semana, o conselho de administração do clube vai se reunir para definir o orçamento do clube e isso será determinante para que o departamento de futebol saiba quais valores terá à sua disposição para a formação do elenco. A expectativa é que se dobre o valor da folha salarial, que hoje gira em torno de R$ 2,8 milhões.

Com o orçamento definido o clube pretende solucionar algumas prioridades. O vice-presidente de futebol, Wallim Vasconcellos, vai anunicar se Paulo pelaipe continua como diretor de futebol. Apesar de ter resistência junto a alguns torcedores e conselheiros, o dirigente é tido como de baixo custo e deverá permanecer no posto, já que ficou fortalecido com a conquista da Copa do Brasil. Ele, porém, terá seus poderes reduzidos, já que até hoje a diretoria não digeriu bem o fiasco da contratação do meia Carlos Eduardo.

Outra prioridade é acertar a definição do futuro de Jayme de Almeida. O treinador deverá ser mantido no clube e falta apenas discutir a renovação contratual, uma vez que ele deverá receber um aumento. Apenas depois disso é que o Rubro-Negro irá ao mercado em busca de reforços. Alguns nomes já foram indicados por Jayme e fala-se em Alan Kardec, que vem se destacando pelo Palmeiras na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Os direitos federativos do jogador são ligados ao Benfica, de Portugal, e estão avaliados em R$ 15 milhões.

O interesse em Alan Kardec e a boa fase de Hernane, destaque do time na conquista da Copa do Brasil, deixam visíveis que Marcelo Moreno não faz parte dos planos. O boliviano, contratado com status de salvação no meio do Campeonato Brasileiro, acabou amargando a reserva e, em algumas ocasiões, sequer foi relacionado. As constantes convocações para a seleção de seu país também não agradam ao clube carioca.

Ainda dentro do elenco o departamento de futebol deixou encaminhada a renovação de contrato do lateral direito Leonardo Moura, mas procura um reserva imediato, de bom nível. Outro reforço viria para o meio-de-campo, um armador de qualidade, capaz de assumir a camisa 10. O preferido é Diego, ex-Santos e que tem vínculo com o Wolfsburg, da Alemanha. O apoiador, porém, desejou que gostaria de voltar ao Peixe e isso pode inviabilizar até mesmo a abertura das negociações. Existe o temor que a torcida flamenguistas não se empolgue com este nome.

Se alguns nomes de peso estão sendo pensados, a primeira contratação para 2014 deverá ser o volante Rodrigo Souza, de 26 anos, que vem se destacando pelo Boa na Série B do Campeonato Brasileiro. O jogador já acertou as bases salariais e deverá ser anunciado na próxima semana. É uma aquisição que conta com o aval de Jayme e que é vista apenas para a composição do elenco.

Dentro de campo o Flamengo volta a jogar neste domingo, às 17 horas (de Brasília), no Estádio Barradão, em Salvador (BA), pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. O elenco se reapresentou nesta sexta-feira. Como apenas cumpre tabela, o Rubro-Negro carioca poderá preservar alguns titulares, desgastados por conta da final da Copa do Brasil. A viagem para a capital baiana está prevista para este sábado.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade