Futebol/Campeonato Brasileiro - ( - Atualizado )

Corinthians joga por tranquilidade e esperança contra o Coritiba

Marcos Guedes e Luiz Felipe Fagundes Curitiba (PR)

O risco de rebaixamento, já praticamente inexistente, será totalmente extinto para o Corinthians em caso de vitória sobre o Coritiba. Pela tranquilidade em relação à degola e pelo ainda bastante distante sonho de classificação à Copa Libertadores, a equipe alvinegra tentará o segundo triunfo consecutivo a partir das 21h50 (de Brasília) de quarta-feira, em Curitiba.

A cinco rodadas do final do Campeonato Brasileiro, o atual campeão do mundo ocupa uma decepcionante 12ª colocação. E o jeito de salvar a fraca campanha desde a conquista da Recopa Sul-americana, em julho, seria tirar a diferença que hoje é de oito pontos para a faixa de acesso à principal competição do continente.

“Primeiro, é entrar na zona de segurança. É manter o nível de desempenho, ganhar os jogos e depois ver aonde podemos chegar”, afirmou Tite, cuja renovação de contrato só será discutida, dizem o próprio treinador e a diretoria, quando a possibilidade de rebaixamento for afastada.

Divulgação/Agência Corinthians
Alexandre Pato será titular pela primeira vez desde sua desastrosa cavadinha no Sul (foto: Rodrigo Coca)
O time que mais empata no Nacional escapou da terceira igualdade seguida no último final de semana aos 45 minutos do segundo tempo, fazendo 1 a 0 no desesperado Fluminense em uma batida de pênalti. Autor do gol, Alexandre Pato se julgou em alta novamente, bradou sobre seus números e será titular no Couto Pereira.

O camisa 7 será o jogador mais avançado do Corinthians. O meia Renato Augusto, que vinha sendo escalado como falso centroavante, acusou um desgaste físico e ficará fora. Douglas se sentará no banco de reservas pelo mesmo motivo, abrindo espaço para a entrada de Danilo.

Já o Coritiba, que vem de derrota para o Vasco e empate com a Portuguesa fora de casa, aposta nas duas partidas que fará em seus domínios nesta semana para fugir da degola. A equipe tem 41 pontos, cinco à frente do grupo dos quatro últimos, e ainda corre um risco maior do que o do Corinthians.

“São dois jogos importantes em que precisamos pontuar e fazer nosso objetivo. Vamos atuar dentro de casa, com o apoio da nossa torcida, e esperamos fazer boas atuações”, afirmou o atacante Júlio César, lembrando que triunfar na quarta e também no sábado, contra o Criciúma, livra a cara do time alviverde.

Na primeira dessas partidas, o técnico Péricles Chamusca não poderá contar com o volante Júnior Urso, suspenso. Robinho e Geraldo, machucados, também estão fora, assim como Vitor Júnior, ligado contratualmente ao Corinthians. Deivid, retomando o ritmo e a confiança do treinador, deverá ficar no banco. Gil, que pode atuar no meio ou na lateral, está novamente à disposição.

FICHA TÉCNICA
CORITIBA X CORINTHIANS

Local: estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 13 de novembro de 2013, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Altemir Hausmann (RS) e Rafael da Silva Alves (RS)

CORITIBA: Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Luccas Claro e Carlinhos; Willian e Gil; Lincoln, Alex e Carlinhos; Julio César
Técnico: Péricles Chamusca

CORINTHIANS: Walter; Edenílson, Gil, Paulo André e Alessandro; Ralf e Guilherme; Romarinho, Douglas e Emerson; Alexandre Pato
Técnico: Tite

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade