Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

Flamengo espera definição da Copa do Brasil para projetar 2014

Gazeta Press Rio de Janeiro (RJ)

A diretoria do Flamengo ainda não tomou nenhuma decisão em relação ao que vai ser feito em termos de futebol em 2014. Isso porque o clube vai esperar o desfecho da Copa do Brasil para determinar qual investimento será feito na formação do elenco. Caso conquiste o título e se classifique para a disputa da Copa Libertadores haverá mais dinheiro para ser gasto com contratações. Do contrário, mais uma vez o cinto será apertado e loucuras não irão acontecer para não comprometer o futuro do Rubro-Negro.

O vice-presidente de futebol Wallim Vasconcellos vem projetando o ano de 2014 dentro do que já é possível pensar. Ele está à frente do projeto, uma vez que não há nenhuma certeza de que o diretor de futebol Paulo Pelaipe permanecerá por mais um ano na Gávea. Algumas decisões já estão tomadas e independem do que acontecer na Copa do Brasil. Por exemplo, a compra dos direitos federativos do atacante Paulinho, que está emprestado somente até maio do próximo ano e tem vínculo com o XV de Piracicaba-SP. Para contar com o jogador o Rubro-Negro terá que desembolsar R$ 600 mil até maio.

Se Paulinho é nome certo por mais um ano, o meia Carlos Eduardo está com os dias contados. O jogador será devolvido ao Rubin Kazan, da Rússia, dono dos seus direitos federativos. O Flamengo poderia contar com o jogador até junho de 2014, mas a tendência é que se livre do atleta até janeiro para poder, assim, reduzir a sua folha salarial, abrindo perspectivas para novos reforços.

Gazeta Press
Destaque do time, Paulinho tem a sua permanência como prioridade do Flamengo para a próxima temporada

Quem já foi procurado para renovar contrato por mais um ano foi o lateral direito Leonardo Moura. O jogador está estudando a proposta que lhe foi feita pelo Flamengo e não deverá criar maiores obstáculos. Já em relação a outros jogadores a diretoria prefere aguardar o desfecho da temporada. Perguntado sobre o plantel de 2014, Wallim admitiu que a formação do mesmo está condicionada à LIbertadores.

"Nós temos um pensamento em termos de elenco, mas se o Flamengo conseguir a classificação para a Copa Libertadores, logicamente que a coisa vai mudar e teremos que ter um investimento maior, inclusive encorpando e melhorando o elenco já para o primeiro semestre. Mas não adianta ficar falando disso agora, pois teremos um jogo contra o Goiás decisivo e, passando por ele, ainda teremos que ganhar a decisão. Portanto, vamos pensar em dois mil e catorze um pouco mais na frente", reconheceu o dirigente.

Dentro de campo, o técnico Jayme de Almeida, que não tem a permanência para 2014 assegurada, prefere pensar apenas no clássico deste domingo, às 19h30 (de Brasília), contra o Fluminense no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 41 pontos conquistados o Rubro-Negro precisa de pelo menos mais seis para ficar tranquilo quanto ao risco de rebaixamento.

Porém, para evitar o desgaste do elenco são grandes as chances de alguns titulares serem preservados diante do Tricolor. O time não seria composto apenas por reservas e sim um misto que envolveria também alguns titulares. Porém a formação só será definida no treino desta manhã de sábado, que vai dar início ao período de concentração.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade