Futebol/Eliminatórias Africanas - ( - Atualizado )

Gana cai para o Egito, mas garante classificação ao Mundial de 2014

Cairo (Egito)

Gana confirmou a sua terceira participação consecutiva em Copas do Mundo. Na tarde desta terça-feira, a seleção perdeu para o Egito por 2 a 1, mas, como havia goleado por 6 a 1 no jogo de ida, confirmou a classificação ao Mundial de 2014, que será realizado no Brasil, pelo saldo de gols.

O atacante Amr Zaki, aos 24 minutos do primeiro tempo, cabeceou para abrir o placar do Estádio 30 de Junho, no Cairo, e fazer a festa dos torcedores, que, mesmo após o massacre na primeira partida, não se desanimaram. Já aos 40 da etapa complementar, o time da casa chegou ao segundo tento.

“Gedo”, outro avançado, invadiu a área adversária, chutou cruzado e ampliou, definindo o marcador. Os egípcios precisavam de mais três gols para a classificação, que não vem desde 1990, com a Copa da Itália. Nos últimos cinco Mundiais, a seleção não conseguiu a tão sonhada vaga.

AFP
Ganeses marcaram presença no Cairo e celebraram terceira classificação pra uma Copa do Mundo (foto: KHALED DESOUKI)
Mas, no minuto final, após rápido contra-ataque, o meia Kevin-Prince Boateng, do Schalke 04, recebeu passe no meio da área e só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede. Com o tento, alguns fãs ganeses que estavam na capital egípcia fizeram a festa.

Mohamed Aboutrika, ídolo do Egito e do Al Ahly, atuou durante os 90 minutos, mas acabou passando em branco. Recentemente, ele marcou dois gols nas finais da Liga dos Campeões da África, garantindo mais um título continental ao time, assegurado no Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, no Marrocos.

23ª colocada no ranking da Fifa, Gana confirmou a terceira participação no Mundial. Em 2006, a seleção africana só parou no Brasil, nas oitavas de final. Quatro anos depois, foi a vez do Uruguai ser o carrasco dos ganeses, em duelo muito polêmico pelas quartas.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade