Futebol/Eliminatórias 2014 - ( - Atualizado )

Lodeiro brilha, Uruguai goleia Jordânia e fica a um passo do Mundial

Amã (Jordânia)

A seleção do Uruguai está muito próxima de disputar a sua 12ª Copa do Mundo. Na tarde desta quarta-feira, o time não teve dificuldades para golear a Jordânia por 5 a 0 em Amã e ficar em vantagem na repescagem das Eliminatórias para o Mundial de 2014. Lodeiro, do Botafogo, foi destaque.

Os uruguaios poderão perder por até um gol de diferença no próximo dia 20, no Centenário, em Montevidéu, que garantirão presença no Brasil no ano que vem. Enquanto isto, os jordanos, surpresas da Ásia, precisarão de um milagre para a primeira participação em Copas.

AFP
Cavani marcou golaço de falta e ajudou Uruguai a conquistar grande vantagem na repescagem mundial
Não demorou muito para os visitantes imporem o domínio no Estádio Internacional de Amã. Logo aos cinco minutos do primeiro tempo, o atacante Luis Suárez, do Liverpool, recebeu cruzamento na área e, mesmo livre de marcação, chutou por cima do gol.

Já aos 21, Edison Cavani, do PSG, cabeceou para a defesa de Shatnawi, mas o lateral-direito Maxi Pereira pegou rebote e abriu o placar. Com mais posse de bola, a Celeste ampliou 20 minutos depois, quando Stuani aproveitou assistência do botafoguense Lodeiro e mandou para o fundo da rede.

Querendo reagir, a Jordânia voltou mais desperta para a etapa complementar e quase diminuiu aos cinco minutos, mas Ibrahim, na cara de Martín Silva, pegou mal na bola e mandou à esquerda da meta. E o castigo dos comandados do técnico Óscar Tabárez não demorou para vir.

Aos 24, Cavani fez ótima jogada pela direita e tocou para o meio da área. Lodeiro chegou com velocidade e completou, fazendo o terceiro e praticamente definindo a classificação do País para a Copa do Mundo de 2014. Seis minutos depois, Cristian Rodríguez fez golaço e fechou a conta em Amã.

Nos acréscimos, Cavani, que havia desperdiçado boa oportunidade depois de bobeira defensiva do adversário, chamou a responsabilidade em cobrança de falta: o colega de Lucas no PSG mandou uma bomba no ângulo e viu o arqueiro só olhar a bola entrar.

Em Montevidéu: na capital uruguaia, torcedores assistiram ao jogo através de um telão instalado na rua. Centenas de fãs acompanharam a goleada sobre a Jordânia, em uma espécie de 'aquecimento' para a partida de volta, no mítico Centenário.

AFP
Torcedores uruguaios fizeram a festa nas ruas de Montevidéu durante goleada da Celeste (foto: MIGUEL ROJO)

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade