Corrida Internacional de São Silvestre - ( )

Fã da prova, preparador das estrelas recomenda moderação e minimetas

São Paulo (SP)

Acostumado a lidar com a preparação física de celebridades que precisam perder peso, o professor de Educação Física Marcio Atalla é um dos muitos fãs da Corrida Internacional de São Silvestre, que este ano chega a sua 89ª edição consecutiva. Ele participou da prova em 1997 e recomenda moderação aos atletas amadores que correrão dia 31 de dezembro, sobretudo no início da disputa.

Atalla comanda o quadro Medida Certa, da Rede Globo, em que auxilia no processo de emagrecimento de famosos por meio do estímulo da atividade física e mudança de hábitos. Uma das primeiras celebridades a participar da iniciativa foi o ex-jogador Ronaldo, que em três meses saiu de 118kg para 101kg. Na última temporada, ele teve como alunos o humorista Fábio Porchat e os cantores Cesar Menotti, Gaby Amarantos e Preta Gil.

“O segredo para a São Silvestre é moderação, muita moderação nos cinco primeiros quilômetros. Do quinto ao décimo, você vai achando seu ritmo e aí se ainda estiver bem pode aumentar para o resto do percurso. Mas com cuidado porque a subida da [Avendida] Brigadeiro [Luiz Antônio] machuca”, afirmou Atalla.

Segundo o preparador físico, um bom modo de se manter motivado durante os duros 15km de percurso da São Silvestre é estabelecer minimetas para cada trecho da prova. Os objetivos, no entanto, devem ser realistas em relação à preparação prévia do atleta amador e estabelecidos com planejamento.

Divulgação
Na TV, Atalla (segundo da esquerda para a direita) trabalha com famosos que precisam perder peso

“Diria que essas minimetas são fundamentais e é importante também elas serem muito realistas, até para ajudar a controlar esse ritmo no início de prova, em que você geralmente é levado pela emoção”, avaliou.

Assim como na temporada passada, a São Silvestre de 2013 será disputada no período da manhã. A primeira largada, para corredores cadeirantes, será às 6h50 (de Brasília), seguida pela largada dos portadores de necessidades especiais, às 6h55. Às 8h40, a corrida terá início para o pelotão de elite feminino, 20 minutos antes do pelotão de elite masculino, do especial e os demais competidores.

A prova começará na Avenida Paulista, na altura da Rua Frei Caneca, e terá a chegada em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, também na Avenida Paulista, no número 900. Atalla estará de férias nos Estados Unidos, mas deve utilizar a internet para obter informações do evento.

“Eu sou de uma geração que acompanhou a São Silvestre à noite, então por mais que existam outras provas no calendário, para o pessoal da minha época ainda é a mais importante e tradicional que o Brasil tem. Não deixo de acompanhar, onde quer que eu esteja”, explicou.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade