Atletismo/São Silvestre - ( - Atualizado )

Na ‘seca’ há três anos, brasileiros sonham com título da São Silvestre

São Paulo (SP)

O atletismo brasileiro chega forte para a 89ª Corrida Internacional de São Silvestre, que acontece no dia 31 de dezembro, a partir das 6h50 (de Brasília), fechando o ano esportivo nacional. Longe do topo do pódio masculino desde 2010, com Marilson dos Santos, e do feminino desde 2006, com Lucélia Peres, os atletas nacionais buscam recuperar esta posição em uma provas mais equilibradas dos últimos anos. Giovani dos Santos, quarto colocado no ano passado e um dos principais nomes do esporte no país na atualidade, encabeça a lista de atrações brasileiras em 2013.

A largada da São Silvestre será na Avenida Paulista, altura da rua Frei Caneca, e a chegada acontecerá em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, no número 900. A primeira largada para os 15 km será dos corredores cadeirantes, às 6h50 (de Brasília), e dos portadores de necessidades especiais, às 6h55. O pelotão de elite feminino terá a largada às 8h40. Logo em seguida, às 9h, é a vez do pelotão masculino, especial (masculino e feminino) e atletas em geral.

Desde o quarto lugar obtido em 2012, Giovani dos Santos vem colecionando bons resultados. Venceu a Meia Maratona de São Paulo, a Corrida Eu Atleta 10k Rio e foi bicampeão na Volta Internacional da Pampulha, além de um quarto lugar na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro. Estes números confirmam seu bom momento e a condição de brigar, mais uma vez, por um lugar no topo do pódio.

Marcelo Ferrelli/Gazeta Press
Quarto colocado em 2012, Giovani dos Santos (à esq.) é uma das principais esperanças brasileiras na São Silvestre

“O objetivo é fazer uma boa prova. Estou concentrado e trabalhando muito para conseguir atingir esse objetivo. Como sempre, vamos para fazer o melhor. Os últimos resultados dão confiança para seguir em frente, sempre com o apoio da equipe e da família”, destacou o corredor.

No masculino, além de Giovani, o país ainda contará com Ivanildo dos Anjos, quinto colocado da Meia de São Paulo; Gilmar Lopes, que recentemente foi vice-campeão da Corrida Eu Atleta 10K Rio; Edmilson Santana, quarto e melhor brasileiro na Maratona Internacional de São Paulo de 2013; Giomar Pereira da Silva, campeão do Ranking Caixa/CBAt de Corredores Rua-2013, Damião Ancelmo, vice na Volta da Pampulha e que vem conseguindo se manter entre os Top Ten das principais provas; Ubiratan dos Santos, oitavo em 2012, como os favoritos.

Entre as mulheres, estão confirmadas Tatiele de Carvalho, melhor brasileira no ano passado com o sexto lugar; Sueli Silva, sétima colocada na 88ª SS, terceira na Meia de São Paulo, quinta na Meia do Rio e quarta na Volta da Pampulha; Roseliane Silva, nona na SS de 2012, quarto lugar na Meia de São Paulo e campeã do Ranking Caixa/CBAt de Corredores Rua-2013; Marizete Moreira dos Santos, décima em 2012; Cruz Nonata, quarta colocada na Maratona de São Paulo e na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro; e Marily dos Santos, que também tem conseguido bons resultados.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade