Atletismo/São Silvestre - ( - Atualizado )

Queniana supera barreira psicológica e fatura São Silvestre pela 1ª vez

Marcos Guedes São Paulo (SP)

Nancy Kipron havia chegado à São Silvestre na condição de favorita em algumas oportunidades sem conseguir corresponder à expectativa – uma “barreira psicológica” com a prova, de acordo com seu técnico. A história mudou na manhã de terça-feira, com uma vitória tranquila da queniana na tradicional corrida de rua de São Paulo. A melhor brasileira foi Sueli Pereira, sexta colocada.

Na 89ª edição da disputa, Nancy se desgarrou das concorrentes por volta do décimo quilômetro. Pouco antes disso, ela vinha polarizando a disputa com Sara Makera, da Tanzânia, que acabou ficando para trás. No início da subida da Avenida Brigadeiro Luís Antônio, já estava claro que a tal barreira seria finalmente superada.

A atleta número cinco completou o percurso em 51min58s. A etíope Netsanet Kebede chegou a encurtar um pouco a diferença no fim da Brigadeiro, mas não conseguiu ameaçar de fato a líder, fechando a prova em 52min08s. Vinte e um segundos depois, cruzou a linha final a queniana Jackeline Sakilu, seguida pela tanzaniana Sara Makera e pela queniana Delvine Meringor.

Djalma Vassão/Gazeta Press
Nancy Kipron, enfim, chega ao número 900 da Avenida Paulista na primeira colocação
A campeã, que treina em Nova Santa Bárbara, no interior do Paraná, já havia sido a primeira colocada em outras provas relevantes do Brasil, como a Volta da Pampulha e a Meia Maratona do Rio de Janeiro. Faltava um triunfo na São Silvestre, corrida na qual ela chegou a chorar em 2011. No ano passado, ela foi só a oitava colocada.

O resultado ampliou o jejum das brasileiras, que venceram pela última vez em 2006, com Lucélia Peres. A nova tentativa de encerrar o período sem vitórias acontecerá em 31 de dezembro de 2014, quando a corrida completará nove décadas de edições ininterruptas.

Confira as dez primeiras colocadas da São Silvestre:

1 - Nancy Kipron (QUE) - 51min58s
2 - Netsanet Kebede (ETI) - 52min08s
3 - Jackeline Sakilu (QUE) - 52min29
4 - Sara Makera (TAN) - 52min40s
5 - Delvine Meringor (QUE) - 52min46s
6 - Suel Pereira (BRA) - 53min00s
7 - Cruz Silva (BRA) - 54min06s
8 - Ednah Mukhwana (QUE) - 54min21s
9 - Jaciane Araújo (BRA) - 54min30s
10 - Failuna Matanga (TAN) - 54min43s

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade