Futebol/Campeonato Brasileiro - ( - Atualizado )

Botafogo espera final da Sul-Americana para começar a pensar em 2014

Gazeta Press Rio de Janeiro (RJ)

A diretoria do Botafogo terá que esperar mais uns dias para definir o planejamento do clube para a próxima temporada. Isso porque o mesmo passa pela classificação para a Copa Libertadores, que será determinante para definir os rumos financeiros do Glorioso para 2014. Caso a vaga seja confirmada, o investimento será muito maior na formação do elenco, inclusive com a possibilidade de algumas contratações de impacto. Do contrário, o orçamento será reduzido para evitar problemas futuros.

O Botafogo, após derrotar o Criciúma por 3 a 0 no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), assegurou a quarta colocação do Campeonato Brasileiro. O time, beneficiado pela derrota do Goiás para o Santos pelo mesmo marcador, agora espera a final da Copa Sul-Americana, que será disputada na noite de quarta-feira entre Lanús e Ponte Preta, na Argentina. Caso a Macaca fique com o título tira a vaga do Glorioso na Copa Libertadores.

“Vamos esperar ainda essa definição da Libertadores, ficando na torcida para que o Lanús consiga vencer essa decisão. Por tudo o que fez o Botafogo merece disputar a Libertadores”, disse o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção.

A ida para a Libertadores deverá definir, inclusive, a permanência ou não do técnico Oswaldo de Oliveira. O treinador tem proposta do Santos, mas só vai negociar com o Peixe após saber a situação do Glorioso. Ele está adaptado ao Rio de Janeiro e nunca escondeu que gostaria de permanecer por mais um ano. Já a diretoria, que também deseja manter Oswaldo, só vai fazer isso se a vaga for confirmada.

“Tenho muita vontade de disputar uma Copa Libertadores pelo Botafogo, pois o astral do clube é contagiante. Fiquei muito emocionado ao ver o que a torcida fez neste último jogo. Este elo, que faltou em alguns momentos, foi decisivo e mostrou tudo o que o Botafogo pode fazer quando tem esse apoio. Sobre a renovação de contrato, esse é um assunto de interesse meu e do Botafogo, que será conduzido pelas duas partes nos próximos dias”, disse Oswaldo, que revelou que mudou de ideia e que torcerá pelo Lanús. Há uma semana ele tinha declarado torcida pela Ponte por conta de sua amizade com Joginho, técnico da Macaca.

Divulgação
Oswaldo de Oliveira e Clarence Seedorf podem deixar o Botafogo na próxima temporada (Foto: Vitor Silva/SSPress)

A situação de alguns jogadores do elenco também depende da classificação ou não para a Libertadores. Porém, não é o caso do holandês Clarence Seedorf, que deverá cumprir seu contrato até a metade de 2014.

“Sei que quando um ano se acaba os jogadores podem ficar ou sair dos clubes. Mas comigo não existe nada neste sentido. O que existe é que tenho um contrato até a metade do próximo ano”, disse Seedorf, que se emocionou ao marcar um dos gols contra o Criciúma. O holandês chegou a chorar dentro de campo minutos após ser substituído.

O elenco do Botafogo entrou de férias nesta segunda-feira e se reapresenta no dia 6 de janeiro, quando o clube vai começar a trabalhar pensando nas competições que vai disputar. Se conquistar a vaga na Libertadores é provável que dispute boa parte do Campeonato Carioca com uma formação de reservas, o que aumentaria a necessidade de um elenco de qualidade. Detalhes sobre a pré-temporada serão divulgados até o fim desta semana, mas são grandes as chances de o grupo se preparar na capital carioca mesmo.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade