Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

Clube belga inova e contrata criança de apenas 20 meses de vida

Bruxelas (Bélgica)

A excelente safra de jovens jogadores que levou a Bélgica a uma Copa do Mundo após 12 anos parece ter inspirado os clubes do país a apostar na base para voltar a brilhar em cenário europeu. E esta prática atingiu níveis impressionantes na última semana. O FC Racing Boxberg, clube belga de menor expressão, anunciou a contratação de uma criança de somente 20 meses de vida.

O nome do garoto é Bryce Brites, que se tornou o protagonista de uma das transações mais precoces da história do futebol mundial. O que chamou a atenção da diretoria do Racing Boxberg, segundo o secretário do clube, Dany Vodnik, foi algo muito simples: Brites pegou uma bola e conseguiu driblar cones em um clássico exercício de treinamento de domínio e controle de bola.

Divulgação
Bryce Brites, de apenas um ano e oito meses, mostrou muita habilidade com a bola
“Ele chuta a bola de uma maneira que você não vê nem em garotos de quatro ou cinco anos. Seu controle de bola é impressionante para sua idade. A maneira como ele dribla entre os cones, conseguindo dar toques para a direita ou para esquerda. Você pede para ele chutar uma bola a três ou cinco metros e ele consegue”, declarou Vodnik.

No entanto, a criança ainda não será colocada para treinar com os primeiros times de base do clube. De acordo com o secretário, Brites contará com todo o respaldo da diretoria do Boxberg, que resguardará o garoto até que ele tenha condições de iniciar as atividades como atleta profissional. “Ele não jogará com os jogadores de cinco e seis anos ainda. Precisamos nos manter cuidadosos”, garantiu Vodnik.

Com a chegada ao Racing, Bryce Britis tornou-se o jogador mais jovem a ser registrado na Federação Belga de Futebol. Ainda assim, no entanto, o holandês Baerke van der Meij foi a transação mais jovem da história do esporte bretão, após ser contratado aos 18 meses de vida pelo VVV Venlo em abril de 2011.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade