Futebol/Liga dos Campeões da Europa - ( - Atualizado )

Dribles, passe e gols: Neymar dá show e Barcelona goleia o Celtic

Barcelona (Espanha)

A angústia de Neymar na Liga dos Campeões teve fim neste quarta-feira em grande estilo. O astro brasileiro chamou a reponsabilidade para ajudar o desfalcado Barcelona diante do Celtic e foi essencial para fazer as vaias se transformarem em aplausos no Camp Nou com o 6 a 1 no placar e o show no gramado. O ex-santista driblou, deu passe para gol e finalmente desencantou na Champions ao anotar três gols e deixar o Barça classificado em primeiro no grupo H.

Já classificado para as oitavas de final, o time catalão entrou em campo para confirmar a primeira posição em sua chave e não deu nem tempo para qualquer possibilidade de zebra. Logo aos seis minutos de partida, o chileno Alexis Sánches invadiu a área pela direita, bateu cruzado e foi travado pela defesa. Piqué aproveitou vacilo de Ambrose e estufou as redes.

Acomodado com a vantagem, o Barça passou a trocar passes despretensiosos e os jogadores exageravam na individualidade a cada descida para o ataque. O que era festa pelo primeiro gol virou silêncio e, depois, vaias para os atletas. Gerardo Martino também se mostrava irritado com seus comandados em campo e resolveu abrir Neymar na ponta esquerda.

AFP
Neymar começou atuando pelo meio e discreto, mas comandou show com passe, dribles e gols
A mudança surtiu efeito. O brasileiro parecia desconfortável na função de falso 9 e logo no primeiro lance pela lateral fez fila na defesa escocesa e só foi travado no momento do chute. Já aos 39 minutos, Piqué acertou ótima enfiada de trivela para Neymar e viu o camisa chamar a responsabilidade com as ausências de Lionel Messi e Césc Fabrgas.

O atacante pedalou e deixou Ambrose para trás com facilidade antes de tocar para trás e deixar Pedro livre para ampliar. Quatro minutos depois, Alexis mandou lindo passe por elevação para Montoya invadir a área pela direita e, em jogada semelhante, ser o garçom do primeiro gol de Neymar em competições europeias.

As vaias sumiram de vez do Camp Nou, mas o clima ainda era de desconfiança quando o segundo tempo começou. Mas Neymar estava inspirado e colocou o estádio em êxtase já com dois minutos. Sergi Roberto tocou de primeira, Neymar deixou de calcanhar para Xavi e recebeu na frente. Em velocidade, deixou dois marcadores para trás e bateu de canhota para acertar o ângulo de Forster.

A vida do goleiro não estava fácil e aos seis minutos Xavi exigiu grande defesa em cobrança de falta. Aos 12, Forster teve de buscar a bola no fundo do gol mais uma vez. Adriano enfiou para Neymar na grande área e viu uma pintura no Camp Nou.

O ex-santista pedalou e aplicou caneta humilhante em Ambrose antes de bater colocado e sair para comemorar. Segundo o site oficial do Barça, Neymer se tornou o primeiro jogador a fazer três gols em um só jogo de Copa Libertadores da América e de Liga dos Campeões.

O quarto gol por pouco não saiu aos 19, mas Pedro se precipitou e atrapalhou o brasileiro, que já havia driblado o goleiro e se armava para chutar. Alexis foi para o banco de reservas e o jovem Tello entrou em campo para participar da festa e retribuiu o convite com belo presente ao receber de Adriano na entrada da área, bater e contar com desvio para anotar o sexto dos culé.

AFP
O terceiro gol de Neymar teve direito à caneta para cima de Ambrose para confirmar o dono da noite no Camp Nou
Neymar seguia em dia inspirado e esteve perto de anotar o sétimo quando entortou Ambrose mais uma vez e bateu rasteiro para Forster salvar com o pé. Aos 34 minutos da etapa complementar, o show de Neymar foi encerrado quando Gerardo Martino mandou o jovem Dongou a campo e o brasileiro foi ovacionado pela torcida catalã. Nos minutos finais, Samaras descontou em cabeçada precisa após lance de bola parada.

Com o espetáculo em campo, o Barcelona chega aos 13 pontos no grupo H e se garante em primeiro lugar para esperar o sorteio das oitavas de final da Liga dos Campeões. No outro confronto da chave, o Milan segurou empate sem gols com o Ajax mesmo com um jogador a menos desde o primeiro tempo e avançou no segundo lugar com nove pontos. Os holandeses, com sete, vão à Liga Europa e o Celtic fica na lanterna.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade