Futebol/Campeonato Brasileiro - ( )

Galo pode ser melhor mandante do Brasileiro se vencer o Vitória

Do correspondente Wanderson Lima Belo Horizonte (MG)

Campeão da Libertadores, o Atlético-MG usou o Campeonato Brasileiro como forma de preparação para a disputa do Mundial de Clubes, no Marrocos. Apesar de não brigar pelo título nacional, o Galo manteve o bom retrospecto em casa adquirido no torneio sulamericano, e pode terminar o Brasileirão como melhor mandante, ultrapassando o arquirrival Cruzeiro. Basta vencer o Vitória na última rodada.

A Raposa já não atua mais em Minas Gerais em 2013, e somou 45 pontos nos 19 jogos atuando em casa. Foram 14 vitórias e três empates, além de duas derrotas para São Paulo e Bahia. Já o Galo, que jogará a próxima rodada no Independência, soma 43 pontos atuando ao lado de sua torcida. A única derrota ocorreu para o xará paranaense, logo após o título da Libertadores, por 2 a 1, em jogo que marcou a despedida de Bernard da equipe mineira.

Nas outras 17 partidas foram 13 triunfos e quatro empates. Se vencer o Vitória no próximo domingo, o Atlético-MG chegará a 46 pontos conquistados em casa, um a mais que o campeão Cruzeiro, fato que motiva os jogadores do Galo que querem chegar bem ao Mundial do Marrocos.

Além de terminar o Brasileirão como melhor mandante, o Atlético-MG tem mais um motivo para vencer o Vitória na última rodada: caso vença, o Galo terminará a competição com sua segunda melhor campanha nos últimos 10 anos, atrás apenas de 2012, quando a equipe terminou na segunda colocação.

Na última temporada foram 72 pontos conquistados com média de 63% de aproveitamento. Se vencer o Vitória o Atlético-MG fecha sua participação em 2013 com 59 pontos e 51,7% de aproveitamento, 2,6% a mais que a campanha de 2009, a segunda melhor até então.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade