Futebol/Copa Libertadores - ( - Atualizado )

Grêmio pega Newell’s e Atletico Nacional no grupo da morte

Luque (Paraguai)

O Grêmio foi a equipe brasileira mais prejudicada no sorteio dos grupos da Copa Libertadores da América de 2014, realizado em Luque (PAR), na noite desta quinta-feira. Integrante do Grupo 6, o Tricolor Gaúcho terá como adversários o argentino Newell’s Old Boys e o colombiano Atletico Nacional de Medellín. Além disso, o Nacional (URU) pode juntar-se ao trio de finalistas da competição, caso passe pela primeira fase da competição.

Já o atual campeão Atlético-MG terá vida muito mais fácil no Grupo 4. Apesar de encarar o tradicional Nacional (PAR), o Galo terá pela frente o Zamora (VEN) e o vencedor do confronto entre Morelia (MEX) e Santa Fe (COL).

Seu rival Cruzeiro também terá um grupo relativamente tranquilo. Cabeça de chave do quinto quadrangular, a Raposa sabe apenas que duelará com o Defensor (URU). Os outros dois integrantes são desconhecidos. Um deles será peruano: Universitario ou Real Garcilaso. O outro sai do confronto entre Caracas (VEN) e uma equipe argentina, que pode ser Lanús ou River Plate.

AFP
Presidente do Galo, Alexandre Kalil subiu ao palco ao lado de Marco Polo del Nero para relembrar título histórico deste ano (Foto: Norberto Duarte)
Outra equipe brasileira a entrar direto na fase de grupos, o Flamengo reencontrará um antigo algoz no Grupo 7. Responsável por sua eliminação na Libertadores de 2012, o Emelec (ECU) tem a companhia de Bolívar (BOL) e León (MEX) no quadrangular.

Enquanto isso, Atlético-PR e Botafogo precisam disputar pela primeira fase do continental, a chamada “Pré-Libertadores”. Se o Furacão passar pelo Sporting Cristal, irá integrar o Grupo 1, ao lado de Vélez Sarsfield, uma equipe peruana (Real Garcilaso ou Universitario) e outra boliviana. Já o Fogão precisa eliminar o Deportivo Quito (EQU) para enfrentar União Española (CHI), Independiente José Terán (EQU) e o campeão argentino no Grupo 2.

AFP
Atual campeão, Atlético-MG caiu em grupo relativamente tranquilo em 2014
Graças a regra estabelecida pela Conmebol para esta edição da competição, nenhum grupo contará com dois times brasileiros, fato comum nos últimos anos. De acordo com a entidade, nenhuma das equipes que decide a primeira fase em casa, casos de Atlético-PR e Botafogo, poderia cair em um quadrangular em que já existisse um clube de seu país.

O evento em Luque foi marcado pelo grande número de homenagens individuais, a principal delas ao jogador equatoriano Christian Benítez, que morreu em junho deste ano, vítima de uma parada cardíaca. Entre os brasileiros lembrados estavam o presidente da CBF, José Maria Marín, agraciado por conta da realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, e o Atlético-MG, atual campeão do continental. O ex-lateral direito Cafu não foi um dos homenageados, mas subiu ao palco para participar do sorteio das chaves da competição.

Confira todos os grupos da Copa Libertadores de 2014:

Primeira fase (Pré-Libertadores)*:
G1 - Sporting Cristal (PER) x Atlético-PR
G2 - Deportivo Quito (EQU) x Botafogo
G3 - Chile 3 x Guaraní (PAR)
G4 - Caracas (VEN) x Argentina 5 (Lanús ou River Plate)
G5 - Santa Fe (COL) x Monarcas Morelia (MEX)
G6 – Nacional (URU) x Oriente Petrolero (BOL)

Grupo 1:
Vélez Sarsfield (ARG)
Bolívia 2
Peru 1 (Real Garcilaso ou Universitario)
G1 (Sporting Cristal ou Atlético-PR)

Grupo 2:
União Española (CHI)
Argentina 3 (Lanús ou San Lorenzo)
Independiente José Terán (ECU)
G2 (Deportivo Quito ou Botafogo)

Grupo 3:
Cerro Porteño (PAR)
O’Higgins (CHI)
Deportivo Cali (COL)
G3 (Chile 3 ou Guaraní)

Grupo 4:
Atlético-MG
Nacional (PAR)
Zamora (VEN)
G5 (Morelia ou Santa Fe)

Grupo 5:
Cruzeiro
Defensor (URU)
Peru 2 (Universitario ou Real Garcilaso)
G4 (Caracas ou Argentina 5)

Grupo 6:
Newell’s Old Boys (ARG)
Grêmio
Atlético Nacional (COL)
G6 (Nacional ou Oriente Petrolero)

Grupo 7:
Bolívar (BOL)
Flamengo
Emelec (ECU)
León (MEX)

Grupo 8:
Peñarol (URU)
Arsenal de SarandÍ (ARG)
Anzoategui (VEN)
Santos Laguna (MEX)

*Times em segundo decidem em casa

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade