Futebol/Campeonato Brasileiro - ( )

Pela 3ª vez desde 2003, Santos será "fiel da balança" na última rodada

Santos (SP)

Com o oitavo lugar garantido e podendo chegar, no máximo, à sétima colocação, o Santos disputará o último jogo do Campeonato Brasileiro, contra o Goiás, no Serra Dourada, sem grandes pretensões. Se o resultado da partida não exercerá grande influência sobre a classificação do Peixe, para as equipes que brigam por vaga na Libertadores o placar é fundamental.

Na quarta colocação, o Goiás entra na última rodada com a vantagem de depender apenas de si para terminar o Brasileirão entre os quatro primeiros. Uma vitória diante do Peixe pode até mesmo significar a subida dos esmeraldinos para o terceiro lugar, o que garantiria a vaga na Libertadores mesmo em caso de título da Ponte Preta na Copa Sul-americana.

Vitória e Botafogo, que ocupam a quinta e a sexta colocações, respectivamente, dependem de um tropeço do Goiás para chegar ao G-4. O Esmeraldino pode ser ultrapassado por cariocas e baianos se perder – para isso, basta que ambos empatem suas partidas. Caso empate com o Peixe, o Goiás perderá a posição se um dos concorrentes vencer.

Ricardo Saibun/Santos FC
Santos não antecipou as férias, e deverá ter força máxima para enfrentar o Goiás no próximo domingo
Na era dos pontos corridos, que teve sua primeira edição em 2003, esta é a oitava vez que o Santos chega à rodada final sem grandes pretensões – classificação para a Libertadores ou fuga do rebaixamento. Em duas destas oportunidades, o time da Vila Belmiro exerceu o papel de “fiel da balança”.

Em 2009, o Peixe terminou a 37ª rodada em 11º e, no último jogo, recebeu o Cruzeiro na Vila Belmiro. O time mineiro venceu a partida por 2 a 1, ultrapassou o Palmeiras e terminou o Brasileiro na quarta colocação, garantindo uma das vagas para a Copa Libertadores do ano seguinte.

Em 2011, preocupado com o Mundial de Clubes, o Santos enfrentou o São Paulo na última rodada, fora de casa, com time reserva. O clube do Morumbi, que lutava por uma vaga na Libertadores, venceu o clássico por 4 a 1, mas terminou o Brasileirão em sexto, sem alcançar o objetivo desejado.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade