Futebol/Campeonato Brasileiro - ( - Atualizado )

Por pré-temporada maior, Grêmio inicia Gauchão com time reserva

Do correspondente Vicente Fonseca Porto Alegre (RS)

A vaga direta para a fase de grupos não altera em nada o planejamento do Grêmio para o começo de 2014. A ideia da direção tricolor é realizar uma pré-temporada de 16 dias, a maior dos últimos anos. Como os jogadores só retornarão das férias no dia 9 de janeiro, para cumprir os 30 dias de descanso, os trabalhos devem ir até o dia 25 do primeiro mês do ano que vem, com o Gauchão já iniciado.

O estadual do Rio Grande do Sul começa no dia 19 de janeiro. Ao todo, 19 atletas estão retornando para a Arena após cumprirem empréstimo em outros clubes. Nomes como Marcelo Moreno e Léo Gago, por exemplo, podem integrar o grupo principal na próxima temporada. Outros, como Marco Antônio, Júnior Viçosa e Maylson, podem atuar no time que iniciará o estadual, ao lado de jovens promovidos das categorias de base.

O planejamento gremista já foi iniciado tão logo o Campeonato Brasileiro se encerrou. O clube deve ir para Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, realizar sua preparação, procedimento contrário ao que quer o técnico Renato Gaúcho, que disse preferir realizar os trabalhos de início de ano em Porto Alegre. Trata-se de mais um indício de que o Tricolor pode não renovar com o seu atual técnico para 2014.

Apesar disso, dificilmente o Grêmio abandonará o Gauchão, como fez o Atlético-PR em 2013. O procedimento adotado deve ser semelhante ao do Campeonato Gaúcho deste ano: jogos com time reserva na primeira metade do certame e mescla com alguns titulares quando houver concorrência com a Libertadores. Não disputar a fase preliminar alivia o calendário e permite uma preparação mais bem feita para a temporada, cujo calendário gremista inclui ainda a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade