Futebol/Mundial de Clubes - ( )

Raja Casablanca pode dar conquista histórica para África

Gazeta Press Marrakesh (Marrocos)

Após surpreender o Atlético-MG nas semifinais, o Raja Casablanca, do Marrocos, pode escrever a mais surpreendente história do Mundial de Clubes da Fifa em todos os tempos. Isso porque nunca um time de fora da Europa ou da América do Sul sentiu o gostinho de ser campeão. Os marroquinos enfrentam o Bayern de Munique na decisão neste sábado.

Desde 2005 que o Mundial passou a ser disputado por clubes de fora da América do Sul e da Europa. Na verdade em 2000, em uma edição experimental, já houve essa participação de outros continentes.

Mesmo depois da entrada de outros continentes, apenas uma vez, em 2010, que um time de fora do eixo América do Sul/Europa foi finalista. Naquela ocasião o também africano Mazembe, do Congo, despachou o Internacional nas semifinais e foi superado na decisão pela Inter de Milão.

Caso confirme o favoritismo e fique com o título, o Bayern vai fazer a Europa abrir vantagem sobre a América do Sul. Cada um foi campeão 26 vezes. Já a Alemanha, time do Bayern, conquistará seu quarto título. Antes o país foi campeão com o próprio Bayern em 1976, diante do Cruzeiro, e em 2001, em final com os argentinos do Boca Juniors. A Alemanha ganhou ainda em 1997, quando o Borussia Dortmund superou o Cruzeiro, vítima favorita dos alemães.

O Brasil é o país mais vitorioso da história dos mundiais com dez títulos, um a mais que Argentina e Itália. Na disputa entre os clubes o grande papão é o italiano Milan, campeão quatro vezes. São Paulo, Boca Juniors, Real Madrid, Peñarol, Internazionale e Nacional do Uruguai foram campeões três vezes.

Clique aqui para conferir os campeões de cada edição.

TÍTULOS POR CONTINENTE:
Europa26
América do Sul26
TÍTULOS POR PAÍS
BRASIL10
ARGENTINA9
ITÁLIA9
URUGUAI6
ESPANHA6
HOLANDA3
ALEMANHA3
PORTUGAL2
INGLATERRA2
IUGOSLÁVIA1
PARAGUAI1
TÍTULOS POR EQUIPES:
MILAN4 BARCELONA2
SÃO PAULO3 CORINTHIANS2
BOCA JUNIORS3 GRÊMIO1
REAL MADRID3 FLAMENGO1
PEÑAROL3 INTERNACIONAL1
NACIONAL3 RIVER PLATE1
INTER DE MILÃO3 RACING1
SANTOS2 VÉLEZ SARSFIELD1
INDEPENDIENTE2 ESTUDIANTES1
JUVENTUS2 ATLÉTICO DE MADRID1
AJAX2 OLIMPIA1
BAYERN DE MUNIQUE2 FEYENOORD1
PORTO2 BORUSSIA DORTMUND1
MANCHESTER UNITED2 ESTRELA VERMELHA1

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade