Futebol/Copa do Mundo - ( )

São Paulo pode abrigar metade das seleções em preparação para Copa

Yan Resende, especial para a GE.Net São Paulo (SP)

O Comitê Paulista está bem perto de cumprir o seu objetivo com relação à recepção das seleções para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. De acordo com a entidade, a meta era trazer 15 delegações para São Paulo, número que deve ser alcançado ou até ultrapassado nos próximos dias, com a confirmação das últimas sedes escolhidas. Após a aprovação da Fifa, o principal estado do país disponibilizou 30 centros de treinamento, o que corresponde a 35% das candidaturas.

Sem contar com a Academia de Futebol do Palmeiras, que foi “rebaixada” a Campo de Treinamento, a capital do Estado disponibilizou duas sedes para as seleções, que devem ser utilizadas por Estados Unidos e Irã. Apesar de ainda não ter sido confirmado, o destino mais provável dos norte-americanos é o CT da Barra Funda, do São Paulo. A delegação do Oriente Médio, por sua vez, ficará hospedada em Guarulhos e usará o CT Joaquim Grava, do Corinthians, para treinar. Ainda nas proximidades da metrópole, a Bélgica pode escolher Mogi das Cruzes.

Cabeça de chave do Grupo C, a Colômbia ainda não definiu seu local de preparação para a Copa do Mundo. A seleção do astro Falcao García ficou bem próxima de acertar sua estadia em Cotia, mas também já chegou a cogitar a cidade de São Paulo como sede. Outro representante da América do Sul também segue em dúvida. Depois de confirmar Vitória-ES e visitar as gaúchas Caxias do Sul e Viamão, o Equador pode acabar em São José dos Campos - a cidade do Vale do Paraíba foi a última visitada pela delegação.

Divulgação
O Centro de Treinamento do ex-zagueiro Oscar deve ser uma das sedes das seleções para a Copa do Mundo
O litoral do estado, por sua vez, vai receber três seleções. O ritmo latino ficará garantido por dois representantes que escolheram Santos como destino. Acostumados com o calor da América Central, os jogadores de México e Costa Rica não devem sentir diferença no tempo de preparação na cidade que projetou Pelé para o futebol mundial. Ao lado, os europeus da Bósnia devem ter bem mais dificuldades para se acostumar com o clima tropical em Guarujá, tradicional local de lazer para os paulistas.

Apesar de não escolher um local próximo ao litoral, a França também não vai demorar a sentir as diferenças de temperatura em um país tropical. Os Bleus, carrascos dos brasileiros em outras edições da Copa do Mundo, escolheram a quente Ribeirão Preto como sede. Quem também deve se aventurar pelo interior paulista é a Argélia, que está perto de escolher Sorocaba como sede. A africana Costa do Marfim, por sua vez, pode se preparar em Águas de Lindóia, em um centro de treinamento do ex-zagueiro Oscar, que jogou pela Seleção Brasileira na Copa de 1982.

O local com maior número de seleções, no entanto, será a região de Campinas. Tradicional no futebol brasileiro por causa de Guarani e Ponte Preta, a cidade não deve perder os ares de rivalidade nem mesmo durante a Copa do Mundo. A Macaca tomou a iniciativa e se orgulhou ao anunciar que Portugal, de Cristiano Ronaldo, treinaria no Moisés Lucarelli. O Bugre, por sua vez, também não demorou a confirmar a presença da seleção da Nigéria no Brinco de Ouro da Princesa.

Divulgação
O Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, foi o local de treinamento escolhido pela temida seleção francesa
A proximidade com o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, também colocou a região toda em evidência. Desta forma, o município de Itu, famoso pelos objetos gigantes, não quis economizar ao menos na recepção das seleções: Japão e Rússia usarão a estrutura da cidade. Além disso, na vizinha Porto Feliz, a delegação de Honduras decidiu que treinará na academia da Traffic, utilizada pelo clube-empresa Desportivo Brasil para revelar jogadores.

Veja as cidades escolhidas por cada seleção:

Américas do Norte e Central
Honduras – Porto Feliz
Estados Unidos – São Paulo*
México – Santos
Costa Rica – Santos

Ásia
Japão – Itu
Irã – Guarulhos
Coréia do Sul - Foz do Iguaçu*

Oceania
Austrália – Vitória

Europa
Rússia – Itu
Portugal – Campinas
França – Ribeirão Preto
Itália – Mangaratiba-RJ
Bélgica – Mogi das Cruzes*
Bósnia – Guarujá
Alemanha – Vila de Santo André-BA
Inglaterra – Rio de Janeiro
Grécia – Aracaju*
Suíça - Porto Seguro
Espanha – Curitiba
Croácia – Salvador
Holanda – Rio de Janeiro

África
Gana – Maceió
Nigéria – Campinas
Argélia – Sorocaba*
Costa do Marfim – Águas de Lindóia-SP*
Camarões – Vitória

América do Sul
Colômbia – Cotia ou São Paulo*
Argentina – Belo Horizonte
Chile - Belo Horizonte
Uruguai – Sete Lagoas-MG
Equador – Caxias-RS ou Viamão-RS ou Vitória-ES ou São José dos Campos-SP*
Brasil – Rio de Janeiro

*As cidades ainda não foram confirmadas pelas delegações

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade